Início » PL reconhece as bandas da Bica, Difusora e Boulevard como patrimônio imaterial do AM
Política

PL reconhece as bandas da Bica, Difusora e Boulevard como patrimônio imaterial do AM

Tradicionais em Manaus durante o período carnavalesco, as “Bandas da Bica, Difusora e Boulevard” devem ser declaradas como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas a partir do Projeto de Lei nº PL 558/23, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A proposta foi aprovada pelo plenário e aguarda sanção governamental.

“A declaração dessas bandas como patrimônio cultural também tem um impacto econômico e turístico significativo. O carnaval é uma das festividades mais populares do país, que atrai turistas diversos. Ao destacar a importância das bandas de carnaval do Amazonas como patrimônio cultural estaremos fortalecendo o potencial turístico da região, gerando empregos e impulsionando a economia local”, defendeu.

Somado a isso, o parlamentar reforça a importância do PL no sentido de valorizar a cultura local através das “Banda da Bica”, “Banda do Boulevard” e “Banda da Difusora”. “Essa é uma medida necessária para preservar e valorizar a história, o desenvolvimento econômico, a transmissão de conhecimento e a identidade cultural da região. Essas bandas são verdadeiros tesouros culturais que merecem ser protegidos e promovidos, garantindo que a cultura amazonense continue viva e vibrante por muitas gerações”, afirmou.

Banda da Bica

A banda da Bica é uma das mais tradicionais de Manaus e famosa pela abordagem política e irreverente que sempre assume durantes os carnavais desde a década de 80, quando foi fundada por boêmios frequentadores do bar do Armando, localizado no Centro de Manaus.

A banda foi fundada em 1986 e desde sua criação foi suspensa apenas três vezes: a primeira em 2012, por conta da saúde de seu patrono, Armando Soares, e nos dois anos de pico da pandemia de Covid: 2021 e 2022.

Banda a Difusora

A banda da Difusora é uma das manifestações carnavalescas mais populares da cidade de Manaus, sempre levando grandes públicos e “rivalizando” saudavelmente com a tradicional banda da Bica, realizada no mesmo dia.

Fundada em 1995 por Fesinha Anzoategui, Elieyde Menezes e Carlinhos Menezes, a banda é considerada uma das festas mais tradicionais do carnaval amazonense.

Banda do Boulevard

A banda do Boulevard foi fundada no carnaval de 1987 e, anualmente, apresenta temas que exaltam o compromisso com a cultura amazonense, reunindo mais de 150 mil foliões para celebrar e já conta com mais de 30 sambas gravados.

Ao longo dos anos, a Banda do Boulevard se consolidou como um espaço para a promoção da cultura local e regional. Artistas locais e regionais têm a oportunidade de se apresentar no palco da banda, divulgando seu trabalho e animando o público com suas performances.