Início » Lula dá recado para EUA e Europa: “Se não querem investir, tem gente que quer”
Política

Lula dá recado para EUA e Europa: “Se não querem investir, tem gente que quer”

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de entrega do relatório final da transição de governo e anúncio de novos ministros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou, ao final da cúpula Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) – União Europeia, que o Brasil não está dependente de investimentos das potências ocidentais.

“Se eles não quiserem investir no Brasil, há outros países interessados”, disse Lula em entrevista coletiva.

Uma das razões para a realização do encontro, realizado nesta semana na Bélgica, foi a intenção dos europeus em estreitar laços entre a América Latina e Caribe, para reduzir a influência chinesa na região.

Lula, por sua vez, disse que o Brasil está aberto a investimentos de todos os países, mas que não fará concessões para atrair investimentos.

“Não vamos abrir mão de nossos interesses para atrair investimentos”, disse.

Lula também disse que o Brasil está disposto a cooperar com a Europa em diversas áreas, como comércio, energia e meio ambiente.

“Se os Estados Unidos não querem fazer investimento, tem gente que quer. Se a Europa não quer fazer investimento, tem gente que quer”, disse o presidente em coletiva de imprensa para fazer um balanço da viagem, nesta quarta-feira (19).

Fontes do governo afirmam que a fala faz referência à China e que o presidente quis dizer que, se os americanos e europeus não investirem no Brasil, os chineses seguirão aumentando sua influência sobre a região.

O presidente também ressaltou que o Brasil não participava há anos de encontros internacionais e que o fato de participar da Celac mostra “de forma inequívoca” o interesse da União Europeia pela América Latina. “Poucas vezes vi tanto interesse”, disse.

Lula destacou ainda que as potências ocidentais precisam entender que o mercado latino-americano é disputado.

“Como estamos na era da competitividade, as pessoas precisam entender que é preciso disputar. E a América Latina é um mercado muito importante para a União Europeia”.

De CNN Brasil.