Início » 16 republicanos de Michigan são acusados de fraude por servirem como eleitores falsos
Política

16 republicanos de Michigan são acusados de fraude por servirem como eleitores falsos

Os promotores estaduais de Michigan anunciaram na terça-feira (18) acusações criminais contra 16 republicanos que se apresentaram como eleitores falsos na eleição presidencial de 2020. Os eleitores, que foram nomeados pelo então presidente Donald Trump, foram acusados de falsificação e conspiração para falsificar documentos oficiais.

Alguns dos eleitores eram ativistas locais que acreditavam erroneamente que Trump ainda poderia ganhar a eleição. Outros eram agentes do Partido Republicano bem relacionados.

As acusações são um divisor de águas nas investigações federais e estaduais sobre as consequências das eleições de 2020. Elas sugerem que os esforços de Trump para reverter sua derrota foram mais organizados e coordenados do que se pensava anteriormente.

As acusações também são um lembrete de que a democracia americana é frágil e deve ser defendida.

O grupo de 16 falsos eleitores inclui atuais e ex-funcionários estaduais do Partido Republicano, um membro do Comitê Nacional Republicano, um prefeito em exercício, um membro do conselho escolar e apoiadores de Trump que foram os autores de um processo frívolo que tentou anular os resultados de 2020.

Após o encerramento das eleições de 2020, alguns desses indivíduos disseram publicamente que não perceberam que estavam potencialmente infringindo a lei ao assinar os certificados falsos. Outros continuam vendendo a mentira de que a eleição foi roubada.

Aqui está o que sabemos sobre os 16 falsos eleitores que enfrentam acusações estaduais:

Meshawn Maddock, de 55 anos, foi co-presidente do Partido Republicano de Michigan durante a campanha de 2020 e é casada com outro republicano membro da Câmara dos Representantes do estado. Anteriormente que ela se gabou publicamente do envolvimento da campanha de Trump no esquema eleitoral falso. Os Maddocks falaram em um evento pró-Trump em Washington, DC, um dia antes da insurreição em 6 de janeiro de 2021, e Meshawn Maddock estava em DC no dia do ataque, embora ela não estivesse no Capitólio dos Estados Unidos.

Kathy Berden, de 70 anos, é um dos membros do Comitê Nacional Republicano que representa Michigan. Ela foi anteriormente uma das delegadas pró-Trump na Convenção Nacional Republicana no verão de 2016.

Marian Sheridan, de 69 anos, é a vice-presidente das bases do Partido Republicano de Michigan. Ela também foi uma das queixosas em um processo frívolo que tentou anular os resultados da eleição de 2020 no estado.

Kent Vanderwood, de 69 anos, é o atual prefeito de Wyoming, Michigan, uma pequena cidade perto de Grand Rapids. Ele já foi membro de longa data do Conselho da Cidade de Wyoming e venceu a corrida para prefeito no ano passado. Durante a campanha de 2020, foi presidente do Partido Republicano do 2º Distrito, segundo informações da imprensa local.

Stanley Grot, de 71 anos, é o balconista de Shelby Township, em uma pequena cidade do oeste de Michigan. Ele foi nomeado em 2012.

Amy Facchinello, de 55 anos, foi eleita em 2020 como membro do conselho escolar em Grand Blanc, um subúrbio de Flint. Ela foi anteriormente vice-presidente do Partido Republicano do Condado de Genesee. A CNN relatou anteriormente que ela promoveu repetidamente material relacionado ao QAnon em suas contas de mídia social.

Mari-Ann Henry, de 65 anos, é a tesoureira do Comitê Republicano do 7º Distrito Congressional, de acordo com seu site. O distrito inclui a capital de Michigan, Lansing, e vários condados vizinhos.

Michele Lundgren, de 73 anos, foi a candidata republicana em 2022 para uma cadeira de Detroit na Câmara dos Representantes do estado, mas perdeu o distrito fortemente democrata em uma vitória esmagadora. Em relação à conspiração dos falsos eleitores, ela disse à CNN no ano passado: “Fomos chamados ao telefone, perguntados se iríamos apoiar o presidente Trump e assinar algo, e todos fomos para Lansing. Disseram-nos apenas para aparecer e assinar este papel. Se tivéssemos qualquer informação sobre ser inconveniente ou ilegal, não o teríamos feito”.

Clifford Frost, de 75 anos, é um corretor de imóveis que concorreu sem sucesso ao Conselho de Comissários do Condado de Macomb no ano passado. Ele era um observador de pesquisas do Partido Republicano em Detroit durante as primárias de 2020, de acordo com o Detroit Free Press. Nos últimos dias, ele compartilhou teorias de conspiração pró-Trump sobre suposta fraude eleitoral nas redes sociais.

John Haggard, de 82 anos, foi um dos advogados que entraram com um processo na tentativa de anular os resultados de 2020 em Michigan. O processo foi arquivado e equipe jurídica que o apresentou foram sancionados por um juiz. Ele serviu como eleitor legítimo de Trump em Michigan em 2016, quando Trump venceu por pouco o estado.

Timothy King, de 56 anos, também foi um dos advogados que entraram com um processo na tentativa de anular os resultados de 2020 em Michigan. O processo foi arquivado e equipe jurídica que o apresentou foram sancionados por um juiz.

Rose Rook, de 81 anos, é membro do comitê executivo dos republicanos do condado de Van Buren, de acordo com seu site.

Mayra Rodriguez, de 64 anos, é uma advogada que está enfrentando possíveis processos disciplinares com o Conselho de Disciplina do Advogado, decorrente de sua participação na conspiração de falsos eleitores, segundo o jornal Detroit Free Press.

Hank Choate, de 72 anos, é um produtor de leite que se encontrou com Trump durante um evento na Casa Branca sobre agricultura em abril de 2017. O evento também contou com a presença do então secretário de Agricultura, Sonny Perdue.

Ken Thompson, de 68 anos, foi contratado para substituir um dos eleitores originais do Partido Republicano que foi recrutado para servir antes da eleição de 2020. Um funcionário do Partido Republicano de Michigan testemunhou ao comitê seleto da Câmara que investigou 6 de janeiro de 2021 que Thompson substituiu um eleitor original que estava “desconfortável com a coisa toda” e se recusou a participar.

James Renner, de 76 anos, também foi contratado mais tarde no processo para substituir um dos eleitores originais do Partido Republicano. Ele é de Lansing.

De CNN Brasil.