Início » Lula descarta sanções à Rússia e repudia ‘veementemente’ uso de força
Política

Lula descarta sanções à Rússia e repudia ‘veementemente’ uso de força

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (18) que o Brasil “repudia veementemente o uso de força como meio de resolver disputas”. Lula fez a declaração durante um discurso em Bruxelas, Bélgica, onde participa da 3ª Reunião de Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) – União Europeia (UE).

“A guerra na Ucrânia é uma tragédia para todos nós”, disse Lula. “Precisamos de paz para superar os grandes desafios que temos diante de nós e isso implica mudanças sistêmicas profundas. Dividir o mundo em blocos antagônicos seria uma insensatez.”

Lula também afirmou que o Brasil apoia “iniciativas promovidas por diferentes países e regiões” para uma paz negociada, mas não endossa as sanções contra a Rússia impostas pelos Estados Unidos, União Europeia e aliados.

“Recorrer a sanções e bloqueios sem o amparo do direito internacional serve apenas para penalizar as populações mais vulneráveis”, afirmou Lula.

Lula já havia criticado a guerra na Ucrânia em outras ocasiões. Em março, ele afirmou que a guerra era “um erro” e que “a única solução é a paz”.

A guerra na Ucrânia começou em 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu o país. A guerra já matou milhares de pessoas e forçou milhões de pessoas a deixarem suas casas.

De O Globo.