Início » Escola do Legislativo da Aleam realiza balanço positivo de atividades no 1º semestre
Política

Escola do Legislativo da Aleam realiza balanço positivo de atividades no 1º semestre

O balanço das atividades no primeiro semestre na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi positivo, com a realização de 23 cursos, que atenderam 4.562 participantes em 233 horas de capacitação.

Com o objetivo de capacitar os servidores da Casa, a primeira atividade realizada foi a Semana de Integração Parlamentar, buscando apresentar a dinâmica do Poder Legislativo e propiciar a integração dos novos parlamentares e de suas equipes técnicas. Lembrando que a atual Legislatura iniciou no dia 1º de fevereiro, com a posse dos 24 deputados estaduais eleitos em outubro de 2022.

“Os temas foram focados nas atividades parlamentares e na apresentação da dinâmica do Poder Legislativo”, explicou Jander Lasmar, diretor da Escola, apontando ainda a realização de cursos sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), Regimento Interno, Aleam Digital e orçamento público, dentre outros, sempre no intuito de proporcionar atividades educacionais voltadas para a qualificação e aperfeiçoamento de habilidades profissionais.

O diretor destaca a realização de palestras, seminários, workshops e os Programas: Conhecendo o Legislativo, Parlamento Jovem, Educando pela Cultura e Educando pelo Amazonas. Este último inclusive conquistou, no último dia 16 de junho, o primeiro lugar no Prêmio Abel 2023, promovido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas (Abel).

O programa realiza palestras em escolas e órgãos públicos de municípios do interior, abordando temas como Cidadania, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Mulher, Educação, Diversidade religiosa, e Segurança Pública. Neste primeiro semestre foram visitados os municípios de Iranduba, Manicoré, Silves, Itapiranga e Parintins, que juntos, alcançaram quase 3 mil participantes.

FECLAM

Outra atividade importante conduzida pela Escola do Legislativo nestes primeiros meses de 2023 foi a realização do III Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam).

A terceira edição do evento teve como tema “As Casas Legislativas no Contexto Amazônico” e ofereceu programação com oficinas, palestras e mesas-redondas com temas de interesse de vereadores e assessores dos legislativos da capital e interior. Foram 735 vereadores e servidores alcançados.

Revitalização

O diretor Jander Lasmar aponta também a melhoria e modernização da infraestrutura da Escola. Os auditórios João Bosco e Sônia Barreto passaram por adequações, com a instalação de equipamentos modernos de som e iluminação.

Além disso, o prédio da Escola do Legislativo foi inteiramente climatizado, proporcionando mais conforto aos servidores e público em geral; os banheiros também foram reformados, permitindo maior acessibilidade.