Início » “Tempestade de calor” se estende ao sul da Europa e alertas de saúde são emitidos
Geral

“Tempestade de calor” se estende ao sul da Europa e alertas de saúde são emitidos

Riccardo De Luca/Anadolu Agency via Getty Images

A Itália emitiu alertas vermelhos de clima quente para 16 cidades neste domingo (16), com meteorologistas alertando que as temperaturas atingirão máximas recordes no sul da Europa nos próximos dias.

As cidades em alerta vermelho incluem Roma, Florença, Bolonha e Catânia. As temperaturas nessas cidades estão previstas para atingir os 40 graus Celsius, o que é muito acima da temperatura média para esta época do ano.

Os alertas vermelhos significam que o risco de doenças relacionadas ao calor é muito alto. As autoridades estão aconselhando as pessoas a permanecerem em ambientes frescos e a beber muita água.

Enquanto isso, na ilha espanhola de La Parma, pelo menos 4 mil pessoas tiveram que deixar suas casas devido a um incêndio florestal fora de controle. O incêndio começou na sexta-feira (14) e já destruiu mais de 2.000 hectares de floresta.

As autoridades estão lutando para controlar o incêndio e estão pedindo ajuda a outros países da Europa. O incêndio já causou danos significativos à propriedade e à infraestrutura.

A onda de calor e os incêndios florestais são um lembrete do impacto do aquecimento global no clima da Europa. As temperaturas estão subindo mais rápido na Europa do que em qualquer outro lugar do mundo, e isso está levando a eventos climáticos mais extremos.

As autoridades estão pedindo às pessoas que fiquem seguras e que tomem medidas para se proteger dos efeitos do calor e dos incêndios florestais.

Espanha, Itália e Grécia já experimentam temperaturas escaldantes há vários dias, prejudicando a agricultura e deixando os turistas em busca de sombra.

Mas um novo anticiclone apelidado de Caronte, que na mitologia grega era o barqueiro dos mortos, entrou na região vindo do norte da África no domingo e pode elevar as temperaturas acima de 45 graus Celsius em partes da Itália no início desta semana.

“Precisamos nos preparar para uma forte tempestade de calor que, dia após dia, cobrirá todo o país”, alertou o serviço meteorológico italiano Meteo.it no domingo. “Em alguns lugares recordes de calor antigos serão quebrados.”

A Grécia fechou a antiga Acrópole durante a parte mais quente do dia na sexta-feira para proteger os turistas.

O ministro da Saúde da Itália, Orazio Schillaci, disse que as autoridades estão de olho em Roma e pediu às pessoas que tomem cuidado.

“Ir ao Coliseu quando está 43°C não é aconselhável, especialmente para uma pessoa idosa”, disse ele ao jornal Il Messaggero, dizendo que as pessoas devem ficar em casa durante a parte mais quente do dia, entre 11h e 6h. PM.

Além da capital italiana, foram feitos alertas de saúde desde a cidade central de Florença até Palermo, na Sicília, e Bari, no sudeste da península.

Na Espanha, os meteorologistas alertaram para o risco de incêndios florestais e disseram que não seria fácil dormir durante a noite, com as temperaturas dificilmente caindo abaixo de 25°C em todo o país.

A onda de calor se intensificará a partir de segunda-feira, com temperaturas chegando a 44°C no vale do Guadalquivir, perto de Sevilha, no sul do país, previram os meteorologistas.

A temperatura mais alta registrada na Europa, de 48,8°C, registrada na Sicília há dois anos, pode ser superada nos próximos dias, principalmente na ilha italiana da Sardenha, disseram meteorologistas.

De CNN Brasil.