Início » Sedecti participa do 86º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento
Geral

Sedecti participa do 86º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participa do 86º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, no Rio de Janeiro (RJ).

O evento iniciou na quinta-feira (13/07) e encerra nesta sexta-feira (14/07). O objetivo do encontro, segundo os coordenadores, é debater ações de planejamento, desenvolvimento de gestão pública e desafios das políticas públicas de planejamento no Brasil, promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro e pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan).

A secretária-executiva de Planejamento da Sedecti, Sonia Janete Gomes, esteve presente no evento, que tratou de gestão de resultados, governanças de investimentos públicos e inovação. Ela destaca que o Fórum é uma oportunidade para trocar experiências entre os estados, Distrito Federal e o governo federal.

“Neste momento de elaboração do Plano Plurianual (PPA), precisamos estar linkados com o governo federal para que as políticas possam ocorrer de uma forma mais uniforme e linear. Temos que estar atentos aos planos nacionais e estaduais e que eles estejam refletidos no PPA. É um momento ímpar, precisamos desta troca, do ajuste fino, para que as coisas saiam da melhor forma possível”, pondera.

PPA

Desde segunda-feira (10/07), a Sedecti realiza oficinas de elaboração do Plano Plurianual 2024-2027, junto aos órgãos e secretarias da administração direta e indireta. O evento se estende até a quinta-feira (20/07), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

“Estamos promovendo na Escola do Legislativo oficinas por área de resultados e temática, com diversos órgãos do Estado, e os demais poderes, de forma virtual, para ajustarmos o plano da melhor forma possível, pois fica mais fácil trabalhar a política pública quando está tudo alinhado, principalmente em termos de Brasil a gente precisa ter essa comparabilidade. Como vamos trabalhar os indicadores estaduais e nacionais sem estarmos alinhados? Então essa troca é muito importante”, acrescenta.

No encontro foi discutido a importância do evento como instrumento de discussão entre as secretarias de Planejamento de todo Brasil; as oportunidades de investimentos para contribuir para o desenvolvimento socioeconômico; fundos e parcerias federativas; monitoramento e avaliação de políticas públicas e controle de gastos; e outros assuntos.