Início » Prática do Teqball pode contribuir para a saúde
Notícias Corporativas

Prática do Teqball pode contribuir para a saúde

A modalidade será apresentada durante o Teqball Tour no Rio de Janeiro. Evento acontece pela primeira vez na América Latina e conta com a presença de 117 atletas, de 17 países com entrada franca

Criado em 2014, na Hungria (Europa), pelos entusiastas Gábor Borsányi e Viktor Huszár, o Teqball é uma modalidade esportiva baseada no futebol. Em ascensão, o Teqball também é conhecido pelos seus inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Além de trabalhar bastante com o corpo, aprimorando o condicionamento do praticante e, consequentemente, potencializando o seu bem-estar, a atividade exercita a parte mental, pois suas regras exigem rápida tomada de decisão e constante concentração. O esporte desenvolve grupos musculares como o core e musculatura do pescoço, além de trabalhar equilíbrio, coordenação motora, capacidade cardiorespiratória e física.  

Ao redor do planeta, o jogo, que caminha para se tornar uma modalidade Olímpica, é representado pela Federação Internacional de Teqball (FITEQ). Atualmente, o esporte possui mais de um milhão de jogadores e federações nacionais em mais de 150 países. 

Inclusão como característica fundamental

Praticantes de diferentes idades e gêneros são bem-vindos. Fábio Menusso, educador físico e Diretor de Expansão do Teqball no Brasil, explica: a modalidade é, simultaneamente, aeróbica e anaeróbica, pois trabalha bastante o sistema cardiovascular do praticante. Mas, também, exige força, explosão muscular, flexibilidade e agilidade.

Vantagens do Teqball

  • Ganho aeróbico e anaeróbico;
  • É benéfica para os grupos musculares das pernas e coxas, como panturrilha, quadríceps, isquiotibiais, dentre outros. A região do pescoço e da nuca, trapézio e Esternocleidomastóide (ECM), por exemplo, também são bastante trabalhadas devido aos inúmeros movimentos defensivos e de ataque com a cabeça;

  • A atividade promove uma intensa perda calórica. Ao praticá-la de maneira lúdica ou em treinos com uma hora de duração, há gasto próximo de 500 calorias. Porém, durante um jogo profissional, a perda pode ser de até 700 calorias;
  • É vantajoso para crianças, uma vez que potencializa a aptidão física, melhora a coordenação e o equilíbrio. Ainda desenvolve habilidades sociais através da interação, além de ser uma maneira divertida de permanecer ativo.


Cuidados necessários para a prática do Teqball

Ainda de acordo com Fábio Menusso, para evitar lesões é necessário fazer um bom aquecimento, que inclua alongamento, antes de iniciar o jogo. Além disso, o uso de tornozeleiras é recomendado para prevenir torções. Contudo, é importante ressaltar que o esporte apresenta baixo índice de lesões devido ao fato de não haver contato físico entre os atletas e, também, por não haver toque junto à mesa. 

Teqball Tour acontece pela primeira vez na América Latina: Rio de Janeiro recebe competição internacional com representantes de 17 países

De forma inédita, a América Latina será palco para o Teqball Tour Rio de Janeiro, circuito mundial profissional da modalidade. A competição internacional será no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 10 de setembro. Os três primeiros dias de competição acontecerão na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Já a Final, no último dia, será nas areias da praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace. Organizado pela FITEQ, em parceria com a Confederação Brasileira de Teqball, o Teqball Tour receberá 117 atletas, sendo 76 masculinos e 41 femininos, de 17 países. A entrada do evento é franca.

Principais nomes do Teqball nacional marcam presença na competição

Atletas brasileiros consagrados internacionalmente como Natalia Guitler, Raffaella Fontes, Ester Viana e Leonardo Lindoso são alguns dos competidores nacionais que estarão presentes no Teqball Tour.

Natalia Guitler, Campeã Mundial de Teqball, comenta: “A sensação de participar da competição no Rio de Janeiro, minha cidade natal, é única, além de ser uma oportunidade de apresentar o esporte para mais pessoas. Estou bastante animada e esperançosa com a possibilidade de ver o Teqball nos Jogos Olímpicos de 2028″.

Leonardo Lindoso, bicampeão do Teqball Tour em 2021 e 2022, afirma estar treinando diariamente para chegar bem na competição. “Estarão os melhores atletas do mundo. Estou muito feliz em poder participar do primeiro grande torneio de Teqball realizado no Brasil, na minha cidade, com a minha família e os meus amigos torcendo por mim. Sobre a possibilidade do Teqball se tornar uma modalidade Olímpica, as expectativas são as melhores. É o sonho de todo atleta representar o seu país em uma Olimpíada”.

O húngaro Csaba Banyik, Bicampeão Mundial e Campeão Europeu que irá competir no Teqball Tour, afirma esperar uma grande experiência no Rio de Janeiro. Para ele, os brasileiros são mais fortes no jogo de cabeça, o que o faz treinar e se preparar para isso. “Já estive no país e vivenciei a paixão dos brasileiros por todos os esportes que envolvem a bola, seja futebol, futsal, futebol de praia, futevôlei, futmesa, e, também, o teqball”, diz.

Serviço Teqball Tour

Datas e locais: 

07, 08 e 09 de setembro. Nos dias 07 e 08, das 9h às 18h40. Dia 09, das 9h às 15h30.  Arena Carioca 1 – Parque Olímpico da Barra da Tijuca 

10 de setembro FINAL. Das 10h às 14h. Praia de Copacabana – Em frente ao Copacabana Palace.

Horário: 

A partir das 10h.

Entrada franca.