Início » Estudantes entregam carta com reivindicações a Lula
Educação

Estudantes entregam carta com reivindicações a Lula

Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) entregaram uma carta de reivindicações ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite desta quinta-feira (13 de julho de 2023). Entre os pedidos estão uma reforma universitária e a revogação do novo ensino médio.

A carta foi assinada por representantes da UNE de todo o país. No documento, os estudantes pedem a Lula que adote uma série de medidas para melhorar a educação brasileira, incluindo:

  • Reforma do ensino superior, com a garantia de acesso gratuito e de qualidade para todos os brasileiros;
  • Revogação do novo ensino médio, que os estudantes consideram um retrocesso;
  • Aumento do investimento na educação básica;
  • Melhora das condições de trabalho dos professores;
  • Mais democracia e participação estudantil nas universidades.

Os estudantes também pedem a Lula que se comprometa a defender a educação pública e gratuita, e a lutar contra a privatização das universidades.

A carta foi recebida por Lula com atenção. O presidente disse que os estudantes estão certos em reivindicar melhorias na educação, e que vai estudar as propostas apresentadas. Lula também afirmou que vai trabalhar para garantir que todos os brasileiros tenham acesso à educação de qualidade, independentemente da sua condição social.

A entrega da carta da UNE a Lula é um sinal de que os estudantes estão mobilizados para exigir melhorias na educação brasileira. Os estudantes esperam que o presidente adote as medidas propostas na carta, e que trabalhe para garantir que todos os brasileiros tenham acesso à educação de qualidade.

O 1º pedido feito foi pela discussão de uma reforma universitária, “capaz de colocar a universidade brasileira nos rumos da emancipação do nosso povo”. “Queremos que em um curto período possamos garantir que o Programa Nacional de Assistência Estudantil se torne lei, com orçamento próprio que atenda as demandas estudantis”, cobraram os estudantes. Já na sequência, o grupo pediu eleições direta para reitores, assim como a posse destes. “Bem como a paridade entre estudantes, docentes e técnicos-administrativos nas eleições e conselhos colegiados”, falaram.

De Poder360.