Início » FUnATI inicia capacitação de gestores públicos que integram projeto de pesquisa sobre aposentadoria
Educação

FUnATI inicia capacitação de gestores públicos que integram projeto de pesquisa sobre aposentadoria

FOTOS: Divulgação/ FUnATI

Workshop ocorreu na sede da Sead

Com intuito de capacitar gestores de órgãos públicos para auxiliar servidores no processo de aposentadoria, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) realizou, na quinta-feira (13/07), um workshop do programa “Longevivendo: vivendo um futuro melhor”. A capacitação ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Administração e Gestão do Amazonas (Sead), avenida Constelação, 30, conjunto Morada do Sol, Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

O Longevivendo é um programa que integra as atividades da pesquisa científica, que objetiva avaliar as condições de saúde dos servidores que recebem abono de permanência.

Segundo o reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, o projeto teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e será destinado para avaliação e acompanhamento da qualidade de vida dos servidores.

“É um projeto pioneiro que busca mudar a mentalidade daqueles que tiveram o privilégio do envelhecimento e que estão aptos à aposentadoria”, afirmou o reitor.

Para a secretária executiva adjunta de Gestão de Recursos Humanos da Sead, Andreza Helena, o programa surge para trazer um recomeço para os servidores aposentados: “Penso que esse projeto vem dar esse alento para os servidores, uma esperança para eles. Espero que todos sintam isso, que aposentadoria não é o fim e sim o recomeço de uma nova etapa”, destacou a secretária.

A pesquisa também prevê o desenvolvimento de uma plataforma digital para a hospedagem de cursos on-line para servidores e gestores de recursos humanos (RH).

Envelhecimento com qualidade

Com foco no envelhecimento saudável, o workshop contou com as palestras: “Se preparando ao longo do caminho”; “Bem viver e o envelhecimento: Compreendendo os impactos na saúde mental do processo de aposentadoria”; “Vivência de um novo tempo – Sensibilização para o Envelhecimento”; “Minha idade não me limita: Motivação e cuidado no envelhecimento” e uma dinâmica com o grupo de Teatro Renascer Izael Tavares da FUnATI.

Com informações da assessoria.