Início » Profissionais de saúde do interior do AM participam de curso sobre hanseníase na Fuham  
Saúde Uncategorized

Profissionais de saúde do interior do AM participam de curso sobre hanseníase na Fuham  

Fotos: Asscom/Fuham

Treinamento inclui novos procedimentos para o diagnóstico e tratamento da doença  

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), iniciou nesta segunda-feira (22/05), o Curso Básico em Hanseníase para profissionais de saúde de nível superior dos municípios no interior do Amazonas. Esta turma tem 15 integrantes, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, vindos de Boa Vista do Ramos, Fonte Boa, Canutama, Lábrea, Manicoré, Maués e Urucurituba.  

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais no diagnóstico clínico e no tratamento da hanseníase, e inclui tópicos como sinais e sintomas da doença, tratamento e situação epidemiológica no estado, além do diagnóstico diferencial e as principais incapacidades que podem ocorrer, com ênfase nos meios de preveni-las.  

“Os alunos terão aulas teóricas e práticas; sendo que para a prática serão divididos em quatros grupos – um específico para médicos – e vão acompanhar pacientes, como é o funcionamento do fluxo de atendimento da Fuham, a situação epidemiológica da hanseníase em cada município”, explica Valcimar Silveira, gerente de ensino da Fuham.  

Ao longo de uma semana – o curso encerra na próxima sexta-feira (26/05) – os profissionais terão aulas teóricas e práticas, conhecendo em detalhes o novo esquema terapêutico, o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), os testes rápidos para hanseníase que serão implantados na Atenção Básica dos municípios e ações do Programa Estadual de Hanseníase do Amazonas que estão planejadas para cada município.  

Segundo o diretor presidente da Fuham, Carlos Chirano, capacitar os profissionais significa melhorar a qualidade de vida da população, no momento em que aprimora o diagnóstico da hanseníase. 

 “Estamos retomando os cursos de capacitação, estamos realizando o primeiro curso de aprimoramento do diagnóstico e tratamento da hanseníase para municípios do interior [este ano] e para nós é uma coisa boa, estamos otimistas em poder capacitar essas pessoas e melhorar a qualidade de vida e o diagnóstico da hanseníase nos municípios”, explicou.  

Com informações da assessoria.