Início » Escola Estadual Senador Petrônio Portella realiza gincana em preparação para o Saeb
Manaus Uncategorized

Escola Estadual Senador Petrônio Portella realiza gincana em preparação para o Saeb

Alunos participaram de um jogo de perguntas e respostas


Os alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella, no bairro D. Pedro II, zona centro-oeste de Manaus, participaram de uma gincana de perguntas com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A atividade faz parte das ações da unidade de ensino, em preparação para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e para vestibulares.

Após as rodadas de perguntas, as turmas com melhores rendimentos receberam certificados de honra ao mérito. Os alunos que alcançaram nota 10 no primeiro simulado de Língua Portuguesa e Matemática também receberam a homenagem.

A pedagoga da EETI Petrônio Portella, Wilka Monnah Cordeiro Barbosa, explicou como vem sendo as ações desenvolvidas na escola em preparação para o Saeb. A educadora contou que a escola optou por desenvolver uma iniciativa mais dinâmica e divertida com os estudantes.

“Pela manhã, os estudantes tiveram o segundo simulado que também já vai contar com uma pontuação extra para a próxima gincana. Aqui, no Petrônio Portella, essa preparação para o Saeb está se dando de uma maneira dinâmica e interativa, para que os alunos não fiquem só na questão da teoria, mas estudem de uma maneira mais jovem, mais divertida.” explicou a pedagoga. 

Na Gincana

A Gincana de Perguntas e Respostas (GPR) reuniu aproximadamente 30 perguntas, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 Matemática, cada uma valendo 10 pontos. Critérios como melhor grito de guerra, doações, 100% de frequência nas aulas também contaram pontos e os alunos foram recompensados com pontos de participação nas disciplinas.

O coordenador da área de Matemática, Alan Lira, explicou que a pandemia afetou o índice dos alunos e destacou que a GPR foi uma ideia para alavancar, novamente, de uma forma estimulante para os estudantes. 

“Com todos os problemas da pandemia, o nosso índice caiu. Então, nos foi proposto um desafio de subir esse índice, porque sabemos que todos os alunos têm capacidade, só basta serem orientados da maneira correta. Então, pensamos na Gincana, para que fosse uma tarde prazerosa e que eles pudessem estar agregando diversão e conhecimento ao mesmo tempo.” informou o coordenador.