Início » Lifezone Metals anuncia plano de desenvolvimento em duas fases para o projeto de níquel Kabanga na Tanzânia
Notícias Corporativas

Lifezone Metals anuncia plano de desenvolvimento em duas fases para o projeto de níquel Kabanga na Tanzânia

Uma expansão de 1,7 mtpa na Fase 1 mais 1,7 mtpa na Fase 2 para um caso base total de 3,4 mtpa no estudo de viabilidade definitivoO estudo de viabilidade definitivo de Kabanga continua em vias de ser concluído até o final do terceiro trimestre de 2024Os extensos e contínuos testes metalúrgicos demonstram altas recuperações de níquel, cobre e cobaltoA refinaria hidrometalúrgica de Kahama recebe seu certificado de avaliação de impacto ambiental

A Lifezone Metals Limited’s (NYSE: LZM), com seu CEO, Chris Showalter, tem o prazer de fornecer uma atualização sobre o progresso do estudo de viabilidade definitivo em andamento do projeto de níquel de Kabanga, localizado no noroeste da Tanzânia, e em Kahama, onde a refinaria hidrometalúrgica de Kabanga estará localizada. Acredita-se que Kabanga seja um dos maiores e mais ricos depósitos de sulfeto de níquel não desenvolvidos do mundo. A refinaria hidrometalúrgica de Kahama permitirá o beneficiamento de níquel, cobre e cobalto no país com baixas emissões de dióxido de carbono e zero emissões de dióxido de enxofre.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240226203205/pt/

Figure 1: Early Years Blend Composite locked-cycle flotation test work showing concentrate nickel grade versus. nickel recovery. Source: Bureau Veritas Minerals Pty Ltd, Project No. 4668, Locked Cycle Test 2 (LCT2 EYBC). The Locked Cycle Test final product result is based on the average performance of cycles 4 to 6 of the test, at steady state. The Locked Cycle Test curve is derived from the rougher concentrate only and the high-grade concentrate streams of the same test for the same cycles 4 to 6. The curve also reflects and is validated by the open-cycle testing results on the same Early Years Blend Composite sample.

Figure 1: Early Years Blend Composite locked-cycle flotation test work showing concentrate nickel grade versus. nickel recovery. Source: Bureau Veritas Minerals Pty Ltd, Project No. 4668, Locked Cycle Test 2 (LCT2 EYBC). The Locked Cycle Test final product result is based on the average performance of cycles 4 to 6 of the test, at steady state. The Locked Cycle Test curve is derived from the rougher concentrate only and the high-grade concentrate streams of the same test for the same cycles 4 to 6. The curve also reflects and is validated by the open-cycle testing results on the same Early Years Blend Composite sample.

A Lifezone Metals determinou que um plano de desenvolvimento de duas fases para seu projeto de níquel de Kabanga constituirá o caso base do estudo de viabilidade definitivo. O trabalho de design e o planejamento da mina até o momento apoiam uma operação esperada de 3,4 milhões de toneladas por ano (mtpa) no total, composta por uma expansão de 1,7 milhão de toneladas por ano na Fase 1 e uma expansão adicional de 1,7 milhão de toneladas por ano na Fase 2.

A empresa continua colaborando estreitamente com o seu parceiro de projeto neste plano de desenvolvimento de duas fases, bem como em vários outros fluxos de trabalho do estudo de viabilidade definitivo. A Lifezone Metals está trabalhando para evoluir e integrar a sustentabilidade no planejamento, implementação e prontidão operacional do projeto no país.

O estudo de viabilidade definitivo do projeto de níquel de Kabanga, que avalia as especificações técnicas e o caso de negócios econômicos da mina subterrânea de níquel-cobre-cobalto de Kabanga, do concentrador de Kabanga e da refinaria hidrometalúrgica de Kahama, é um trabalho em andamento e o planejamento da mina continua, incluindo a aplicação de fatores modificadores para estabelecer a viabilidade econômica das reservas minerais, com vários itens importantes de capital licitados. O estudo continua em vias de ser concluído até o final do terceiro trimestre de 2024.

Showalter declarou: “Fizemos importantes progressos no avanço do estudo de viabilidade definitivo de Kabanga, que está avançando dentro do prazo e do orçamento, com atividades ocorrendo em vários países: Tanzânia, África do Sul e Austrália. O refinamento contínuo do plano de desenvolvimento e os testes metalúrgicos visam maximizar o valor atual líquido do projeto, otimizando simultaneamente os desembolsos de capital. Agradecemos o forte apoio e colaboração do parceiro do projeto, das nossas comunidades locais e do governo da Tanzânia, que continua cumprindo feitos importantes para manter o projeto no caminho certo”.

Programas específicos de extensos testes metalúrgicos continuam sendo realizados em apoio aos designs do processo para 1) o concentrador de Kabanga e 2) a refinaria hidrometalúrgica de Kahama.

Trabalho de teste do concentrador de Kabanga alcança alta recuperação de níquel de 88,2% para um concentrado de níquel limpo de 18,8%

O trabalho de teste do concentrador de Kabanga conduzido em uma série de amostras compostas de variabilidade provenientes do programa de perfuração de 2023, representativas de tipos de litologia maciça de sulfeto e ultramáfica das zonas de Kabanga Norte e Tembo representativas de tipos de litologia ultramáfica e de sulfeto maciço das zonas Kabanga Norte e Tembo (consulte o comunicadoàimprensa da Lifezone de 7 de dezembro de 2023), demonstrou altas recuperações de níquel, cobre e cobalto para concentração.

O teste de ciclo bloqueado totalmente otimizado em um composto de mistura dos primeiros anos (EYBC) – uma amostra composta que se espera ser uma média representativa dos primeiros anos de produção de Kabanga –, com um teor de alimentação de 2,03% de níquel, obteve uma recuperação de níquel de 88,2% para um concentrado com classificação de 18,8% de níquel (ver Figura 1 abaixo). As recuperações associadas de cobre e cobalto no concentrado foram de 98,2% e 91% em teores de alimentação de 0,30% e 0,17%, respectivamente. Essas recuperações são consideravelmente superiores às supostas recuperações de flotação de 87,2% de níquel, 85,1% de cobre e 88,1% de cobalto usadas para calcular a atualização de recursos minerais de dezembro de 2023.

O teste confirmou os resultados históricos da planta piloto e também está de acordo com o potencial de recuperação indicado pela mineralogia. A Lifezone Metals considera que essas recuperações são excelentes. Os altos teores de concentrado apresentam uma alimentação de refinaria excepcional com baixos níveis de elementos deletérios. Outros trabalhos de teste de variabilidade em intervalos de núcleos recém-perfurados foram iniciados em janeiro de 2024 e estão atualmente em andamento para testar a variação na litologia.

O trabalho de teste histórico incluiu trabalhos de teste de flotação em escala de bancada, de circuito aberto por lotes e de ciclo bloqueado e duas campanhas contínuas de testes em plantas piloto. Trabalhos de teste adicionais em apoio ao projeto do concentrador para o estudo de viabilidade definitivo de Kabanga foram concluídos no Laboratório Bureau Veritas em Perth (Austrália), sob a gestão de equipes técnicas da Lifezone Metals e DRA Global – a principal engenharia consultora responsável pelo estudo de viabilidade definitivo de Kabanga.

Mais de 120 testes de flotação de circuito aberto por lotes em escala de bancada, 116 testes de flotação de circuito aberto em escala de bancada e um teste de ciclo travado totalmente otimizado foram realizados até o momento na atual fase de trabalho.

O trabalho de teste da refinaria hidrometalúrgica de Kahama mostra que as altas recuperações de metais acabados são alcançáveis em curtos prazos

O trabalho de teste em apoio ao projeto da refinaria hidrometalúrgica de Kahama, usando a tecnologia hidrometalúrgica da Lifezone, para o Kabanga DFS continua no laboratório da Lifezone em Perth, sob a gestão de equipes técnicas da Lifezone Metals com o apoio da DRA Global.

O trabalho de teste do fluxograma da refinaria do estudo de viabilidade definitivo realizado até o momento inclui mais de 164 testes de circuito aberto por lotes em escala de bancada e 73 testes de ciclo bloqueado em escala de bancada, incorporando unidades de processamento de oxidação sob pressão, separação sólido-líquido, neutralização, atualização e purificação. O trabalho foi conduzido em uma série de amostras concentradas geradas a partir do programa de flotação, representativas de tipos de litologia maciça de sulfeto e ultramáfica das zonas Norte e Tembo. O objetivo é caracterizar as respostas do processo unitário, dar suporte aos parâmetros de design do fluxograma e gerar amostras a granel para trabalhos de teste de manuseio de materiais, enchimento de pasta e caracterização de resíduos.

O concentrado produzido a partir do trabalho de teste de flotação em massa com grau otimizado foi usado para testes hidrometalúrgicos compatíveis com o design do processo, compreendendo sulfeto maciço profundo do Norte com diluição de mineração e classificação de aproximadamente 19% de níquel, 4% de cobre e 2% de cobalto. As extrações de lixiviação sob pressão concentrada através de uma média de 12 testes (quatro em circuito aberto e oito em ciclo bloqueado) foram de 98,5% para níquel, 97,2% para cobre e 98,9% para cobalto. Esse conjunto de dados confirmou as descobertas preliminares relatadas anteriormente e também está de acordo com o potencial de recuperação indicado pela mineralogia. As taxas de lixiviação por oxidação sob pressão foram confirmadas como rápidas (ver Figura 3 abaixo).

Oxidação por pressão de ciclo bloqueado – o trabalho de testes de neutralização para rastrear e demonstrar o comportamento de metais e impurezas está em andamento, juntamente com otimização adicional dos parâmetros de extração de solvente.

As atividades de projeto de processo, aquisição e fabricação estão atualmente em andamento para um concentrado de teste semicontínuo de planta piloto derivado do composto de mistura dos primeiros anos para confirmar os critérios de design do processo para a refinaria de Kahama que trata o concentrado de sulfeto de níquel de Kabanga.

A refinaria hidrometalúrgica de Kahama recebe seu certificado de avaliação de impacto ambiental do governo da Tanzânia

A Lifezone recebeu o certificado de aprovação de avaliação de impacto ambiental para o estabelecimento e operação da refinaria hidrometalúrgica de Kahama. Esse importante feito reflete o trabalho árduo e a dedicação da equipe ambiental da Lifezone.

A segurança continua sendo a principal prioridade em Kabanga

A Lifezone opera com a segurança como uma iniciativa contínua e inovadora em todos os níveis e registrou mais de 1,7 milhão de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento no projeto de níquel de Kabanga.

Além disso, não houve nenhum incidente ambiental no acumulado do ano.

Pessoas qualificadas

As informações científicas e técnicas neste comunicadoàimprensa foram revisadas e aprovadas pelo Dr. Mike Adams, DSc (Eng), PhD (Química Metalúrgica), que é membro do Instituto Australasiano de Mineração e Metalurgia (AusIMM), do Instituto de Mineração e Metalurgia da África Austral e da Royal Society of Chemistry, uma pessoa qualificada de acordo com a S-K 1300. O Dr. Adams é diretor de Tecnologia da Lifezone Metals.

Se você quiser se inscrever para receber mais notícias da Lifezone Metals, registre-se aqui .

Sobre a Lifezone Metals

Na Lifezone Metals (NYSE: LZM), nossa missão é fornecer uma produção e reciclagem de metais mais limpa e responsável. Usando uma plataforma escalável fundamentada em nossa Tecnologia Hydromet, oferecemos uma produção de metais com menor consumo de energia, emissões reduzidas e custos menores em comparação com a fundição tradicional.

Nosso Projeto de Níquel Kabanga na Tanzânia é considerado um dos maiores e mais ricos depósitos de sulfeto de níquel não desenvolvidos do mundo. Ao combinar com nossa Tecnologia Hydromet, trabalhamos para desbloquear uma nova fonte de níquel, cobre e cobalto de grau LME para os mercados globais de metais para baterias, capacitando a Tanzânia a alcançar a criação de valor total no país e se tornar a próxima principal fonte de níquel Classe 1. Um Estudo de Viabilidade Definitivo para o projeto está previsto para ser concluído até o terceiro trimestre de 2024.

Por meio de nossa joint venture de reciclagem de platina, paládio e ródio, com sede nos Estados Unidos, estamos trabalhando para demonstrar que nossa tecnologia Hydromet pode processar e recuperar metais do grupo da platina de conversores catalíticos automotivos usados de origem responsável de forma mais limpa e eficiente do que os métodos convencionais de fundição e refino.

www.lifezonemetals.com

Declaração cautelar

O estudo de viabilidade definitivo é um trabalho em andamento e o planejamento da mina continua, incluindo a aplicação de fatores modificadores para estabelecer a viabilidade econômica das reservas minerais. As informações fornecidas neste comunicadoàimprensa são atuais na data deste comunicado e podem estar sujeitas a alteraçõesàmedida que o estudo de viabilidade definitivo avança.

Declarações Prospectivas

Certas declarações aqui feitas não são fatos históricos, mas podem ser consideradas “declarações prospectivas” dentro do significado da Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterado, da Lei de Bolsa de Valores de 1934, conforme alterado e das disposições de “porto seguro” sob a Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados de 1995 relativamente, entre outros fatores, aos planos, estratégias e perspectivas, tanto comerciais como financeiras, da Lifezone Metals Limited e de suas subsidiárias e/ou afiliadas.

Em geral, as declarações prospectivas são acompanhadas por palavras como “acreditar”, “pode”, “irá”, “estimar”, “continuar”, “antecipar”, “pretender”, “esperar”, “deveria”, “iria”, “planejar”, “prever”, “potencial”, “parecer”, “buscar”, “futuro”, “perspectiva” ou os negativos destes termos ou variações dos mesmos ou terminologia semelhante ou expressões que prevejam ou indiquem eventos futuros ou tendências ou que não sejam declarações de questões históricas; sempre que a ausência destes não signifique que uma declaração não seja prospectiva. Estas declarações prospectivas incluem, mas não estão limitadas a, declarações sobre eventos futuros, resultados futuros estimados ou antecipados da Lifezone Metals, oportunidades futuras para a Lifezone Metals, incluindo a eficácia da tecnologia hidrometalúrgica da Lifezone Metals (Tecnologia Hydromet) bem como o desenvolvimento e processamento de recursos minerais no Projeto de Kabanga, além de outras declarações que não são fatos históricos.

Estas declarações são baseadas nas expectativas atuais da administração da Lifezone Metals e não são previsões do desempenho real. Estas declarações prospectivas são fornecidas apenas para fins ilustrativos e não se destinam a servir como, e não devem ser invocadas por um investidor como uma garantia, uma previsão ou uma declaração definitiva de um fato ou probabilidade. Os eventos e circunstâncias reais são difíceis ou impossíveis de prever e diferem das suposições. Muitos eventos e circunstâncias reais estão além do controle da Lifezone Metals e suas subsidiárias. Estas declarações estão sujeitas a uma série de riscos e incertezas em relação aos negócios da Lifezone Metals e os resultados reais podem diferir materialmente. Tais riscos e incertezas incluem, entre outros: condições econômicas, políticas e empresariais gerais, incluindo, entre outras, disrupções econômicas e operacionais; inflação mundial e aumentos de custos de materiais e serviços; confiabilidade da amostragem; sucesso de qualquer trabalho piloto; variação significativa dos custos de capital e operacionais em relação às estimativas; atrasos na obtenção ou falhas na obtenção das aprovações governamentais, ambientais ou de outros projetos necessárias; mudanças nas regulamentações governamentais, legislação e taxas de tributação; inflação; mudanças nas taxas de câmbio e na disponibilidade de divisas; flutuações nos preços das commodities; atrasos no desenvolvimento de projetos e outros fatores; o resultado de quaisquer processos judiciais que possam ser instaurados contra a Lifezone Metals; sua capacidade de obter capital adicional, incluindo o uso do mercado de dívida, necessidades futuras de capital e fontes e usos de caixa; os riscos relacionados com a implementação dos negócios da Lifezone Metals, a eficácia da tecnologia hidrometalúrgica e o calendário dos marcos comerciais esperados; aquisição, manutenção e proteção da propriedade intelectual; a capacidade da Lifezone de atingir projeções e antecipar incertezas relacionadas aos seus negócios, operações e desempenho financeiro, incluindo: expectativas em relação ao desempenho financeiro e comercial, projeções financeiras e métricas de negócios e quaisquer suposições subjacentes; expectativas em relação ao desenvolvimento e pipeline de produtos e tecnologias; os efeitos da concorrência nos negócios da Lifezone Metals; a capacidade da Lifezone Metals de executar a sua estratégia de crescimento, gerir o crescimento de forma rentável e reter os seus principais funcionários; a capacidade da Lifezone Metals de alcançar e manter a rentabilidade; melhorar os resultados operacionais e financeiros futuros; cumprir as leis e normas aplicáveis aos negócios da Lifezone Metals; a capacidade da Lifezone Metals de continuar atendendo aos padrões de listagem aplicáveis da NYSE; a capacidade da Lifezone Metals de manter a listagem de seus títulos em uma bolsa de valores nacional dos EUA; sua capacidade de cumprir as leis e normas aplicáveis; manter-se atualizada sobre leis e regulamentos modificados ou novos aplicáveis aos seus negócios, incluindo regulamentos de privacidade; e outros riscos que serão detalhados periodicamente em registros juntoàComissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA.

A lista anterior de fatores de risco não é exaustiva. Pode haver riscos adicionais que a Lifezone Metals no momento não conhece ou que a Lifezone Metals atualmente acredita serem imateriais, que também podem fazer com que os resultados reais sejam diferentes daqueles contidos nas declarações prospectivas. Além disto, as declarações prospectivas indicam expectativas, planos ou previsões da Lifezone Metals sobre visões e eventos futuros na data desta comunicação. A Lifezone Metals antecipa que eventos e desenvolvimentos subsequentes farão com que as avaliações da Lifezone Metals mudem. Contudo, embora a Lifezone Metals possa optar por atualizar estas declarações prospectivas no futuro, a Lifezone Metals se isenta especificamente de qualquer obrigação de fazer o mesmo.

Essas declarações prospectivas não devem ser consideradas como representativas das avaliações da Lifezone Metals em qualquer data posterioràdata deste comunicado. Consequentemente, não se deve colocar confiança excessiva nessas declarações prospectivas. Nada aqui deve ser considerado como uma representação por qualquer pessoa de que as declarações prospectivas apresentadas aqui serão alcançadas ou que quaisquer resultados contemplados nessas declarações prospectivas serão alcançados. Você não deve depositar confiança excessiva nas declarações prospectivas neste comunicado, que baseiam-se em informações disponíveis para nós até a data em que são feitas e são qualificadas em sua totalidade por referência às declarações de advertência aqui contidas. Em todos os casos em que o desempenho histórico é apresentado, observe que o desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros.

Exceto quando exigido de outro modo pela lei aplicável, nos isentamos de qualquer obrigação de atualizar ou revisar publicamente qualquer declaração prospectiva para refletir modificações em suposições ou fatores subjacentes, novas informações, dados ou métodos, eventos futuros ou outras alterações após a data desta comunicação, exceto segundo exigido pela lei aplicável.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Relações com Investidores – América do Norte

Evan Young

Vice-presidente sênior: Relações com Investidores e Mercado de Capitais

evan.young@lifezonemetals.com

Relações com Investidores – Europa

Ingo Hofmaier

Diretor financeiro

ingo.hofmaier@lifezonemetals.com

Assessoria de Imprensa

David Petrie

Gerente de Comunicação Corporativa

david.petrie@lifezonemetals.com

Fonte: BUSINESS WIRE