Início » Brasileiros se classificam para Copa de ‘futebol de rua’ na Alemanha
Esporte

Brasileiros se classificam para Copa de ‘futebol de rua’ na Alemanha

Mini-traves no lugar dos travessões, campo reduzido e apenas quatro jogadores de cada lado. Após centenas de jogadores inscritos ao longo dos últimos meses, o clássico ‘futebol de rua’ invadiu o gramado do estádio Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP), neste domingo (25), para definir as equipes brasileiras que representarão o País na Alemanha, na primeira edição do Red Bull Quatro em Quadra, uma Copa 4×4 de alcance global. Em disputas eletrizantes, repletas de belos dribles e golaços, os times ‘As que ninguém quer’, de Pernambuco, e ‘Os Guri FC’, do Rio Grande do Sul, se tornaram campeões nacionais nas categorias feminina e mista, respectivamente, e carimbaram o passaporte rumo ao Mundial.

Sob um forte calor, as equipes ‘As que ninguém quer’ (PE) superaram ‘As Ousadas’ (RS) e Resenha 013 (SP) e conquistaram o título na categoria feminina. As campeãs, aliás, contam com jogadoras profissionais do Sport, lideradas por Vanessa Swaan, atacante e fã de Marta. Invictas, elas aplicaram a maior goleada do evento (10 a 2) e, na decisão diante da equipe paulista, empataram por 0 a 0 e, no desempate (disputa de x1), Debinha, xará da atacante da Seleção Brasileira, garantiu o título. 

“Desde o começo, entramos no campo com alegria, nos divertindo e jogando com responsabilidade. É um ótimo campeonato para descobrir vários talentos”, analisa Debinha, a meio-campista do Sport, que já projeta a etapa internacional. “Temos de chegar do mesmo jeito que a gente jogou as classificatórias aqui: com felicidade. E temos tudo para sair de lá campeãs”, completa. 

Já na categoria mista, jogos truncados, com marcação forte e belos gols levaram o público ao delírio. ‘Eurose7e’ (CE), ‘Os Guri FC’ (RS) e ‘Comigo não tá’ (SP) venceram as qualificatórias regionais e entraram em campo para a decisão nacional. Melhor para ‘Os Guri FC’, que chegou invicto à final com estilo clássico gaúcho, venceu por 2×0 o ‘Eurose7e’ e subiu ao lugar mais alto do pódio. 

“Esse é o nosso estilo de jogo, inspirado na dupla Grenal. Em Porto Alegre (RS), os times jogam assim. Vibrando, dando carrinho e não desistindo de nenhuma bola”, afirma Rafael Silveira. “A nossa expectativa ao Mundial é a melhor possível. Temos a nossa característica de marcar muito, mas os meninos também têm qualidade com a bola no pé”, completa. 

Agora, os vencedores vão representar o Brasil na etapa mundial, neste segundo semestre, na estrutura do RB Leipzig (Alemanha), local que desfilam estrelas da nova geração do futebol, como Gvardiol, Dani Olmo e Timo Werner. Além do Brasil, potências como Espanha, Holanda, Reino Unido, além da anfitriã alemã, estão confirmadas. 
 
Equipes carimbaram o passaporte rumo ao Mundial Red Bull Quatro em Quadra na Alemanha. (Crédito: Marcelo Maragni/ Red Bull Content Pool)

Atletas famosos e sistema de jogo inovador

Em sua primeira temporada, o Red Bull Quatro em Quadra contou com duas categorias: mista e feminina. Os times poderiam ser compostos por até cinco jogadores, sendo quatro titulares e um reserva. Em uma área reduzida, sem goleiro e sem poder pisar na área delimitada perto dos gols, os times tinham de mostrar todas as suas habilidades durante 10 minutos em um formato exclusivo: gols nos primeiro e último minutos valiam o dobro.  

Os participantes do evento ainda contaram com as presenças ilustres de jogadores profissionais do Red Bull Bragantino, como os zagueiros Léo Ortiz e Lucas Cunha, que se recuperam de lesão, e da técnica Rosana Augusto, que atualmente comanda o time feminino. “Essa é uma experiência que os participantes jamais vão esquecer. A chance de jogar em outro país, conhecer outra cultura, é grandioso”, analisa a treinadora. 

Confira, abaixo, os resultados de cada partida:

Categoria feminina

‘As que ninguém quer’ (PE) 10 x 2 ‘As Ousadas’ (RS) ‘Resenha 013’ (SP) 4 x 2 ‘As Ousadas’ (RS) ‘Resenha 013’ (SP) 1x 2 ‘As que ninguém quer’ (PE)
Final: ‘Resenha 013’ (SP) 0 x 0 ‘As que ninguém quer’ (PE) – Vitória no X1, do time pernambucano, por 1 x 0, no desempate. 

Categoria mista
‘Eurose7e’ (CE) 0 x 1 ‘Os Guri FC’ (RS)‘Comigo não tá’ (SP) 0 x 3 ‘Eurose7e’ (CE)‘Comigo não tá’ (SP) 2 x 2 ‘Os Guri FC’ (RS)

Final: ‘Eurose7e’ (CE) 0 x 2 ‘Os Guri FC’ (RS) 

Para saber mais sobre a competição, basta clicar em https://www.redbull.com/br-pt/futebol-red-bull-quatro-em-quadra .