Início » PL que cria Dia Municipal da Calistenia avança na Câmara Municipal de Manaus
Política

PL que cria Dia Municipal da Calistenia avança na Câmara Municipal de Manaus

Projeto de Lei do vereador Rosivaldo Cordovil que estabelece dia do exercício ao ar livre teve parecer favorável aprovado


Nesta segunda-feira (21/08), a Câmara Municipal de Manaus (CMM), aprovou por unanimidade o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a criação do Dia Municipal da Calistenia, proposto pelo vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), por meio do Projeto de Lei nº 256/2022. A data escolhida para celebrar essa prática física é o dia 20 de dezembro, anualmente, em toda a cidade de Manaus.


O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), autor da proposta, ressalta que a prática desta atividade física tem a capacidade de unir as pessoas em busca de saúde física. “A aprovação do Projeto de Lei representa um marco significativo para estimular a participação em atividades físicas e fomentar um estilo de vida saudável em nossa amada cidade. A calistenia, com seu método de treinamento simples e eficaz, possui o potencial de reunir indivíduos na busca por um corpo mais forte e saudável.


A calistenia, um método de treinamento que utiliza apenas o peso do próprio corpo, tem como foco a realização de exercícios que vão desde movimentos básicos, como flexões e agachamentos, até os mais complexos. Esse tipo de treino proporciona um gasto calórico significativo e contribui para a definição do corpo, pois trabalha diversos músculos simultaneamente.


O principal objetivo por trás da instituição do Dia Municipal da Calistenia é incentivar a prática de atividades físicas entre a população de Manaus. Essa modalidade de treinamento é flexível e acessível, podendo ser realizada ao ar livre, em espaços como praças e parques. Ela se destaca por sua versatilidade, sendo adequada para pessoas de todas as idades, desde que liberadas por profissionais da saúde.


Cordovil enfatizou a aprovação da iniciativa expressando entusiasmo com o sucesso do projeto. “Estou extremamente contente com a aprovação deste projeto. Gostaria de expressar minha gratidão a todos os colegas vereadores pelo apoio e pelo entendimento da relevância desta proposta.” finalizou Rosivaldo.


Na cidade de Manaus, o bairro Vila da Prata já possui um grupo engajado na prática da calistenia. Os membros deste grupo se reúnem na Praça do Cigs para realizar seus treinos, acolhendo pessoas de todas as regiões da cidade. Além de promover a saúde física, essa iniciativa também tem um impacto social positivo, oferecendo uma alternativa saudável para jovens e ajudando a combater a ociosidade.


Com a aprovação do parecer, a proposta agora seguirá para a 17ª Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Manaus.