Início » Venda de empresas atrai pessoas interessadas em empreender
Notícias Corporativas

Venda de empresas atrai pessoas interessadas em empreender

Especialista explica que corretores unem interessados em comprar unidades de estabelecimentos de diversos segmentos aos empresários responsáveis

A corretagem de negócios consiste em mediar a venda de empresas e o trabalho dos profissionais desse segmento é voltado para conectar possíveis compradores aos donos das marcas. Um dos fatores que pode favorecer as transações é o interesse do público em empreender. Um levantamento do Sebrae mostrou que os cinco conteúdos mais procurados em 2022 na plataforma eram relacionados à estruturação de empresas em diversos segmentos.                   

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), também em 2022, o país fechou o último trimestre com 63.800 franquias. O número representa um aumento de 12,6% ao que foi registrado no mesmo período em 2021. 

O especialista em franquias e consultor da Corretora de Franquias, Fred Vanitelli, também conhecido como Guru das Franquias, explica que o trabalho do corretor é fazer o “match” entre o comprador e o vendedor. “As corretoras de negócio se assemelham muito às de imóveis e os profissionais trabalham para unir os donos das marcas (franqueadoras) aos investidores que desejam abrir unidades e levá-las para suas cidades”, explica Vanitelli. 

O Guru das Franquias já formatou mais de 400 franquias e comenta que os segmentos podem ser os mais diversos. “Para ser franqueável, um negócio precisa oferecer know-how e suporte para os franqueadores. No entanto, o ramo de atuação não é avaliado nesse processo pois a formatação pode ser feita em empresas dos mais diversos segmentos”, comenta o Guru, que cita que os ramos mais comuns em franquias são de alimentação, saúde e beleza, prestação de serviços e tecnologia.