Início » Com aliado de Bivar na Embratur, Freixo faz acenos ao União Brasil para seguir no cargo
Política

Com aliado de Bivar na Embratur, Freixo faz acenos ao União Brasil para seguir no cargo

Parlamentares do União Brasil miram a presidência da Embratur enquanto Freixo busca manter a carga por meio de negócios. Segundo interlocutores, o ex-deputado recebeu apoio de Bivar e Sabino, porém enfrentou resistência em outras alas do partido.

A articulação de Freixo com o União envolve acenos por espaços na Embratur. Ele abrigou na gerência de relações institucionais, cargo ligado à presidência da empresa, o ex-deputado Junior Bozzella (União-SP), aliado próximo a Bivar. Nos últimos meses, Bozzella apareceu ao lado de Freixo em reuniões na Embratur com prefeitos e vereadores do interior de São Paulo, sua base eleitoral.

O desejo do União Brasil pelo comando da Embratur já foi externado pelo deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), como parte da reconfiguração do Ministério do Turismo. Elmar vem reclamando que pastas entregues ao partido tiveram cargos do segundo escalão reservados a petistas. A Embratur é tida como a principal vitrine da pasta do Turismo, cuja atual ministra, Daniela Carneiro, está prestes a ser substituída por Sabino, após pressões da bancada do União na Câmara.

Daniela, eleita deputada federal pelo União Brasil no Rio, perdeu apoio do partido depois que anunciou sua intenção de migrar para Republicanos, seguindo o movimento do marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho. Embora sua substituição na pasta do Turismo já tenha sido anunciada pelo Palácio do Planalto na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por adiar a nomeação de Sabino enquanto busca um consenso entre caciques do União sobre a ocupação de cargos no Turismo.

De O Globo.