Início » Adjuto Afonso ressalta a importância do ZEE para o desenvolvimento econômico do Amazonas
Economia

Adjuto Afonso ressalta a importância do ZEE para o desenvolvimento econômico do Amazonas

Foto: Divulgação

Em entrevista ao programa Caminhos do Comércio, o podcast da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio AM) exibido nesta segunda-feira (29) no YouTube (@FecomercioAmazonas), o deputado estadual Adjuto Afonso destacou a importância do Zoneamento Econômico Ecológico do Amazonas para o desenvolvimento econômico do Estado, especialmente para o interior.

“A gente precisa identificar a vocação de cada região e direcionar políticas públicas para essas regiões. Eu não posso achar que o que é bom para o Alto Purus seja bom também para o Solimões. Cada região tem o seu potencial, tem a sua peculiaridade. A gente precisa enxergar isso. E, assim, estamos gerando mais empregos, mais contribuintes e, consequentemente, o comércio vende mais”, explicou o deputado em entrevista conduzida pela jornalista Cleo Pinheiro.

“Hoje, as pessoas não estão comprando porque não têm poder aquisitivo. Na hora que a gente direciona as políticas voltadas para essas pessoas, para o desenvolvimento do interior, essas pessoas vão comprar”, completou o parlamentar.

O deputado, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos e é vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destacou, ainda, a importância da atividade comercial para a empregabilidade e para a arrecadação do Estado.

“O comércio é o maior empregador, é o que mais recolhe para o Estado. Eu vejo, hoje, a importância do comércio. A indústria produz, mas quem vende é o comércio. O comércio é que vai vender lá na ponta, o comércio é que distribui aquilo que é produzido nas indústrias”, ressaltou.

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, também participou da entrevista e destacou os números do setor de comércio e serviços no Amazonas, responsável pela manutenção de mais de 325 mil postos de trabalho, segundo o Caged, e maior participação no PIB do Estado, com contribuição acima de R$ 70 bilhões em 2022, de acordo com dados do IBGE e da Sedecti.

“Somos nós, do sistema comércio, que vamos até o povo, que trabalhamos de domingo a domingo, que fornecemos crédito, que estamos à disposição para atender a população”, destacou o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota.