Início » Sejusc realiza ciclo de palestras de capacitação para líderes de associação de idosos de Manaus
Uncategorized

Sejusc realiza ciclo de palestras de capacitação para líderes de associação de idosos de Manaus

Ação ocorre em parceria com a FUnATI

Como meio de levar conhecimento para os idosos da capital, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), através da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), realizará um ciclo de palestras para os líderes das associações do projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo. A primeira acontece nesta quinta-feira (30/03), na sala da Fundação.

Representantes de todos os grupos de idosos do projeto devem participar do ciclo de capacitação, que é coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa da Sejusc (Seadpi). O objetivo é capacitar os líderes para que eles possam levar mais conhecimentos para suas comunidades, auxiliando na conscientização dos idosos sobre seus direitos. 

A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou que a ação faz parte de um programa de aprimoramento da pasta. 

“Estamos organizando as parcerias e buscando consolidar informações e meios de trabalho, agora começaremos as capacitações com os idosos, que é um público muito ativo, cheio de vontade de melhorar suas vidas e suas comunidades e a Sejusc, em parceria com a FUnATI, está viabilizando as palestras”, explicou a secretária. 

O reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, disse que a capacitação é para informar a sociedade sobre os direitos da pessoa idosa. 

“A FUnATI tem recebido todo o apoio do Governo do Amazonas para fomentar cada vez mais o conhecimento sobre o envelhecimento. As capacitações em parceria com a Sejusc têm sido um sucesso desde o ano passado e este ano estamos disponibilizando novamente profissionais especializados em Gerontologia da FUnATI que irão contribuir com os grupos comunitários de idosos”, disse Euler.

Palestras

Esta primeira palestra terá como tema “Orientações e cuidados bucais para preservar a saúde e garantir qualidade de vida da pessoa idosa”, e será realizada por um profissional especializado em Odontologia. A aula expositiva contará com atividades explicativas, vídeos e artigos para auxiliar o público. Veja abaixo as demais:

  • 6 de abril – Relação Interpessoal –  Márcia Santoro, mestre em Gerontologia
  • 11 de maio – Cerimonial Básico – Iselma Teixeira, cerimonialista
  • 15 de junho – Dinâmicas e Danças – Necy Costa, educadora social
  • 13 de julho– Violência doméstica contra a Pessoa Idosa: Panorama e definições – secretária executiva da Seadpi.