Início » FEI recebe Embaixada da Nova Zelândia para articular parcerias em prol da população indígena do Amazonas
Amazonas

FEI recebe Embaixada da Nova Zelândia para articular parcerias em prol da população indígena do Amazonas

FOTO: Abrahão Graham

A visita ocorreu na sede da instituição nesta terça-feira (01/08)

A Fundação Estadual do Índio (FEI) recebeu, na tarde desta terça-feira (01/08), a visita do embaixador da Nova Zelândia no Amazonas, Richard Prendergast e do Conselheiro Político, André Capella, na sede da instituição, para fortalecer relações com o país e discutir novas possibilidades de parcerias que beneficiem as comunidades indígenas do Estado.

Estiveram recepcionando os membros da embaixada, o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão; o diretor administrativo-financeiro, Vanderlei Alvino e o diretor-técnico, Luiz Braz que apresentaram as principais ações e serviços que a fundação vem executando no Estado com os povos originários e também projetos que pretendem colocar em prática como o da Vila Sustentável Sociocultural, a Copa Indígena Amazonense e a Fábrica de Chocolate Indígena que envolve a agricultura familiar.

Durante o encontro, o embaixador Richard Prendergast disse que veio ao Brasil tratar de projetos na área de meio ambiente e cultura que envolvem as regiões da Amazônia, principalmente as questões indigenistas.

“No meu país temos os Maoris, nossos indígenas da Nova Zelândia, eles são polinésios e compreendem cerca de 15 % da população do País. Por isso é fundamental, compreender um pouco da cultura originária do Amazonas para que possamos verificar a possibilidade de desenvolvermos algum projeto entre os povos de ambos os países, e assim integrá-los economicamente e socialmente através de pequenos projetos, disse Richard durante reunião na FEI.

Na ocasião, o diretor-presidente, Sinésio Trovão, pontuou os principais desafios de trabalhar as políticas públicas voltadas aos povos originários do Estado do Amazonas através de parcerias aliada ao desenvolvimento econômico e social de comunidades tradicionais.

“O nosso trabalho da fundação é promover o etnodesenvolvimento dos nossos parentes, permitindo trabalhar e articular ações na área da saúde, educação, cidadania e principalmente na economia. E com isso estamos tendo grandes avanços dentro do Governo do Estado. Logo, buscamos articular parcerias que ajudem os parentes a terem uma vida digna em suas aldeias e em seus territórios sem a ameaça do garimpo ilegal e sem o aumento do desmatamento da Amazônia e consigam colocar alimento nas suas mesas”, comentou Trovão.

Trovão ainda agradeceu a presença do embaixador na instituição e disse que pretende fortalecer os laços para criar mecanismos que contribuam de forma positiva para a sustentabilidade, o turismo e a valorização cultural das 66 etnias indígenas presentes no Amazonas.

Na sequência, o diretor convidou o neozelandês e o conselheiro político para conhecer a exposição dos artesanatos indígenas confeccionados pelos artistas que dedicam todo seu amor e conhecimento em suas obras únicas e tradicionais.

E para fechar com chave de ouro, assistiram à apresentação do grupo cultural mulheres indígenas Caxiri na Cuia, que faz referência a uma bebida típica indígena, elaborada a partir da fermentação do insumo da mandioca, sendo uma tradição marcante.

Com informação da assessoria.