Início » Eduardo Bolsonaro erra divisão dos estados e apaga postagem
Política

Eduardo Bolsonaro erra divisão dos estados e apaga postagem

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) cometeu um equívoco ao identificar corretamente a localização dos estados brasileiros em uma postagem feita em suas redes sociais. Em uma crítica à reforma tributária, o parlamentar erroneamente colocou a Bahia e Sergipe na região Sudeste, e seu próprio estado, São Paulo, no Sul do país. Poucas horas depois, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deletou a publicação e teve uma nova versão do mapa.

A imagem original ainda desconsiderava algumas unidades federativas: Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins não foram contemplados. Isso ocorreu porque o desenho levava em conta a configuração antiga dos estados, de 1913, quando Tocantins e Mato Grosso do Sul ainda integravam Goiás e Mato Grosso.

Apesar de ter colocado o nome atual das regiões, a divisão geográfica correspondia ao modelo ultrapassado quando o Brasil era repartido em Setentrional, Norte Oriental, Central, Oriental e Meridional.

O post publicado às 13h50 desta quarta-feira afirmava que a reforma tributária aumentaria o preço da cesta básica. No final do dia, o deputado postou a nova versão.

O erro crasso gerou grande repercussão nas redes sociais. “Como pode um Parlamentar achar que Bahia e Sergipe ficam no Sudeste?”, questionou um influenciador.

Nesta quinta-feira, Eduardo postou novas críticas à reforma: “Não sou 95%, sou 100% contra a reforma tributária do PT. Lula quer aumentar impostos sobre alimentos para poder viajar com os amiguinhos e emprestar bilhões para narcoditaduras vizinhas. Quem paga essa conta é sempre o mais pobre. BASTA!”, escreveu em postagem desta manhã.

De O Globo.