Início » Boi Garantido pode não se apresentar no Festival por falta de apoio financeiro
cultura

Boi Garantido pode não se apresentar no Festival por falta de apoio financeiro

Antônio Andrade Barbosa, presidente do Garantido, tradicional grupo de festas folclóricas, ameaçou não colocar o Boi Garantido no Festival Folclórico de Parintins por falta de apoio financeiro do Governo do Amazonas.

O dirigente ameaça não participar do evento a menos que o governo dê ajuda para resolver os problemas financeiros que a organização enfrenta nesta temporada.

O aviso está documentado em carta enviada hoje (19) por Antônio Andrade ao secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

No documento (carta 65), Andrade afirma que “a diretoria teve que tomar duas decisões imediatas”:

  1. Participar do Festival Folclórico de Parintins 2023 apesar de enfrentar diversas dificuldades, principalmente financeiras.
  2. Pagar todo o pessoal envolvido na construção do Garantido 2023.

Andrade complementa:

“Dada a atual escassez financeira, apenas uma dessas opções poderia ser escolhida.”

A carta também afirma que o conselho foi obrigado a tomar essa decisão para evitar um colapso, uma calamidade ou mesmo fatalidades.

“Dado esse cenário e essas alternativas, fomos obrigados a escolher a segunda opção, que envolve o pagamento de todos os funcionários do Bumbá. No entanto, isso significa que não poderemos nos apresentar nas três noites do festival. Nosso objetivo não é apenas compensar nossos trabalhadores, mas também para evitar um colapso iminente que pode levar a ameaças e caos em nossa sociedade, afetando não apenas Garantido, mas toda a cidade de Parintins.”

Além disso, o documento dá ao governo prazo de 24 horas para reverter a eventual decisão de Antônio Andrade.