Início » Em Tabatinga, UEA apresenta espetáculo de teatro “Homens de Papel”
Educação

Em Tabatinga, UEA apresenta espetáculo de teatro “Homens de Papel”

O espetáculo é resultado do projeto de extensão da UEA e conta com um elenco formado por estudantes e egressos da universidade

O Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA) apresentará, nos dias 19 e 20 de agosto, o espetáculo de teatro “Homens de Papel”, baseado no texto do dramaturgo paulista Plínio Marcos, um dos principais nomes da arte teatral brasileira. As apresentações, às 18h e 20h, acontecerão na sede do Cestb/UEA, localizado na avenida da Amizade, 74, Centro de Tabatinga (distante 1.106 quilômetros de Manaus).

O espetáculo, que será aberto ao público, é resultado do projeto de extensão da UEA e conta com um elenco formado por estudantes e egressos da universidade, além de alunos das redes municipal e estadual de ensino. A encenação conta com apoio institucional da UEA, tendo sido contemplada em edital da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

A direção da apresentação teatral é do Prof. Me. Arthur Ribeiro, docente do curso de Letras da UEA. Ele explica que a iniciativa é uma continuidade da agitação cultural que vem marcando o Cestb e o município de Tabatinga, e que a representação da peça marcará a primeira apresentação pública do grupo de professores e alunos, com projeção para espetáculos futuros.

“O espetáculo se coloca como parte da busca pela garantia do fundamental direito humano de acesso à cultura e à arte. Ao permitir a participação em atividades artísticas, tanto dos estudantes que ora compõem o espetáculo quanto do público que participará como plateia, proporcionamos uma experiência rica em construção de sentidos, aprendizado estético e sociabilidade a um grande número de indivíduos”, disse.

Minicurso

Após as apresentações, a equipe do projeto de extensão ministrará, no dia 24 de agosto, também no Cestb/UEA, o minicurso intitulado “Plínio Marcos e a peça Homens de papel”, que será aberto a toda a comunidade do centro de Tabatinga. O minicurso será das 14h às 16h e os participantes receberão certificados com carga horária de 2 horas. Na atividade, o coordenador e os bolsistas do projeto apresentarão a trajetória de Plínio Marcos e uma análise da peça por meio de conceitos da teoria literária e da psicanálise, um estudo que já foi apresentado também em Manaus, durante o XIII Seminário de Letras e Artes, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da UEA, em junho deste ano.

Espetáculo

O texto de “Homens de Papel” foi escrito por Plínio Marcos em 1968. O texto tem como premissa a situação de catadores de papel, trabalhadores precários e marginais, que são explorados, enganados e humilhados pelo atravessador, que compra o papel recolhido para depois revendê-lo. A partir disso, são representados, na obra, temas como a possibilidade de reação do coletivo frente à injustiça, a manipulação da miséria, a ilusão de sucesso por meio do trabalho, entre outros. A peça pretende chamar a atenção para a humanidade de indivíduos relegados a uma posição desfavorecida dentro do sistema capitalista.

A montagem da UEA promove uma transformação do espaço da instituição: o elenco atua em um espaço aberto, com o palco montado em uma área externa do campus de Tabatinga e a plateia sendo colocada nos arredores. Com isso, atores e público ficam frente a frente, aproximando o espectador da realidade mostrada no espetáculo. No palco, contêineres metálicos, resíduos de lixo doméstico e material de demolição, além de uma iluminação especialmente preparada para a montagem, criam uma atmosfera visceral, proporcionando uma experiência única ao espectador.