Início » Rede estadual de ensino participa de Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Amazonas
Educação

Rede estadual de ensino participa de Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Amazonas

Evento encerra nesta quinta-feira e conta com a participação de secretários municipais de educação do Amazonas, além de representantes do Ministério da Educação

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, representada pela secretária executiva adjunta Pedagógica, Arlete Mendonça, esteve presente no 7º Fórum Estadual Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Amazonas (Undime-AM). Mais de 50 secretários municipais de educação do Amazonas participaram das discussões desenvolvidas no evento.

A Undime é uma associação civil sem fins lucrativos que busca representar a diversidade do país, ao reunir os gestores dos 5.568 municípios brasileiros. Em coletivo, a secretária Arlete Mendonça destacou a missão de articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação.

“Aqui, estamos presentes para fortalecer e mostrar apoio aos municípios do Amazonas, porque nós somos responsáveis também por essa articulação conjunta. Trabalhamos juntos em todas as esferas, nessa atuação contínua”, destacou a secretária.

Com o tema “Fortalecimento de políticas educacionais para uma gestão pública que garanta a inclusão, equidade, inovação e qualidade na educação municipal”, o fórum também contou com a participação da secretária nacional de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt.

“Nessa nova configuração do Governo Federal, a gente retoma o papel do MEC de coordenador e articulador das políticas educacionais. Na Educação Básica, quem executa as ações, na ponta, são os Estados e os municípios. Por isso, estamos aqui, fortalecendo esse processo colaborativo”, salientou a representante do MEC.

Nesta quinta-feira (18/05), o 7º Fórum Estadual Ordinário também elegerá a chapa vencedora do processo eleitoral para o biênio de 2023 a 2025. Os secretários municipais do Amazonas são os votantes nessa eleição.