Início » Programa Dermato Saúde Amazonas chega a Manacapuru para intensificação de atendimento dermatológico 
Uncategorized

Programa Dermato Saúde Amazonas chega a Manacapuru para intensificação de atendimento dermatológico 

FOTOS: Arnoldo Santos/SES

Programa vai treinar profissionais de Saúde do município para continuação do trabalho 

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), deu início na segunda-feira (19/06), à fase do programa Dermato Saúde Amazonas em Manacapuru, (a 68 quilômetros de Manaus). É o segundo município do Estado que recebe as ações do programa da Saúde pública do Amazonas, que mantém o objetivo de intensificação no atendimento especializado no interior.  

Na semana passada, a equipe da Fuham chegou a Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus) e, até o fim do ano, deverá ter passado por 12 municípios, incluindo a capital. 

O principal objetivo do programa é a detecção de casos de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs), especialmente a hanseníase. A Fuham é responsável pela execução do programa estadual de hanseníase.  

“Para a gente é de suma importância este trabalho porque traz todo o conhecimento que a Fuham tem e põe em prática em nosso município para que a gente possa, junto com eles fortalecer ações de dermatologia no município”, disse o secretário de Saúde municipal, Rodrigo Balbi.  

Em Manacapuru, o programa reuniu cerca de 90 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de Saúde e agentes comunitários em uma manhã de aperfeiçoamento. A primeira palestra teve como tema “Diagnóstico de Hanseníase”, proferida pela médica dermatologista Paula Bessa, do quadro profissional da Fuham. Em seguida, o diretor presidente da Fuham, médico dermatologista Carlos Chirano, falou para os presentes.   

“O mais importante é que vai ficar um legado para os nossos profissionais que vão poder fazer um diagnóstico mais preciso, minucioso e precoce das dermatoses. Dermatologia é uma especialidade que não é fácil encontrar e isso vai deixar uma melhoria no serviço prestado aos nossos pacientes”, afirmou a coordenadora do programa de Atenção Básica de Saúde de Manacapuru, Tadiane Freitas. 

Legado profissional  

Para Carlos Chirano, o programa Dermato Saúde Amazonas vai além da intensificação dos atendimentos em dermatologia nas cidades por onde vai passar. Com a programação incluindo sempre palestras e prática em conjunto, das equipes da Fuham com as locais, essa troca de experiências vai ajudar na formação dos profissionais dos municípios.  

“Para que eles possam executar o seu papel com mais legitimidade. Agora, vamos receber os médicos (demais profissionais) lá (em Manaus) para fazerem treinamento. Então isso empodera o município na sua capacidade de resolução. Essa é uma coisa que a gente vai fazer em todos os outros municípios, cada vez mais empoderar o município para que ele tenha mais autossuficiência. Que ele não fique dependendo da capital para fazer o seu papel na assistência com qualidade”, pontou. 

Programação  

Durante toda semana, uma equipe de técnicos vai fazer busca ativa e triagem de pacientes com algum tipo de dermatose. Todos serão listados para serem atendidos na semana seguinte, quando chega a equipe de médicos dermatologistas da Fuham. O importante, nesse formato de trabalho, é que, além da intensificação do atendimento direto ao paciente, os profissionais locais passam por um aperfeiçoamento.  

Presidente Figueiredo  

Presidente Figueiredos entra na fase de atendimento dos médicos nesta terça-feira (20/06). Uma equipe de técnicos da Fuham está, desde a semana passada, fazendo busca ativa e triagem de pacientes dermatológicos. 

Com informações da assessoria.