Início » Escolas municipais terão ronda policial e reconhecimento facial em Manaus
Destaque Manaus

Escolas municipais terão ronda policial e reconhecimento facial em Manaus

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom)

O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) anunciou nesta sexta-feira (5), Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que vai criar uma ronda policial escolar municipal. Com isso, vai contratar 350 agentes, que serão treinados pela Casa Militar. O anúncio foi feito em coletiva para anunciar o serviço ‘Passa Fácil Delivery’ e citou anúncio realizado antes, em reinauguração da Escola Municipal Joaquim da Silva Pinto, no bairro Crespo, zona Sul de Manaus.

“Nós vamos contratar mais 350 agentes que iremos treiná-los juntamente com a Casa Militar, com a defesa social, vamos criar uma ronda municipal escolar, e nós vamos montar essa guarda para dar suporte e segurança ao pessoal da educação, e da saúde, para que os nossos servidores possam trabalhar com mais segurança. Isso é o que nós queremos para a população da cidade de Manaus, nós estamos tendo casos recorrentes de ataque às escolas, a unidades de saúde, e nisso nós precisamos ajudar o governo, a Prefeitura de Manaus vai dar sua contribuição”, afirmou o chefe do Executivo municipal “, destacou o prefeito David Almeida.

Durante entrevista no CCC, o David afirmou que a administração municipal já tem à disposição serviço de reconhecimento facial por meio de câmeras. “Em quatro noites de ‘Sou Manaus’ (festival de artes promovido pela Prefeitura de Manaus em setembro de 2022), não tivemos um furto de celular, em uma ocorrência de furto na área do evento porque temos reconhecimento facial e isto facilita. Quando você identifica uma pessoa, nossa inteligência já atua com uma equipe. E este banco de dados vai servir muito para a gente trabalhar com segurança em hospitais, dentro de ônibus e oferecer à população um serviço de qualidade”, frisou o prefeito.

Legislativo municipal

Tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) projeto de lei que determina instalação detector de metal e uso de detector manual em estabelecimentos de ensino da rede pública e privada em Manaus.

De acordo com o PL 191/2023, a proposta visa a segurança de crianças e adolescentes, “diante de casos que aparecem em noticiários oriundo de invasão em escolas e, até mesmo, creches de terroristas munidos de todo e qualquer tipo de arma e até mesmo substâncias naturais ou sintéticas”.

“Este sistema torna obrigatório a instalação para prevenção de ataques e violência diante dos elevados índices, precisamos coibir e proteger os mais vulneráveis, às instituições de ensino se tornaram alvo de pessoas mal intencionadas que atentam contra sua própria vida e de terceiros”, consta no documento.

Com informações do Observatório Manaus.