Início » Governador Wilson Lima firma parceria com TJAM para avanço da regularização fundiária no estado
Uncategorized

Governador Wilson Lima firma parceria com TJAM para avanço da regularização fundiária no estado

Termo de Cooperação prevê apoio a realização de pesquisas e atividades de interesse do processo e integra o programa Amazonas Meu Lar

O governador Wilson Lima assinou, nesta segunda-feira (19/06), um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) para avanços na política de regularização fundiária em território amazonense. A ação integra o “Amazonas Meu Lar”, maior programa habitacional da história já realizado pelo Governo do Amazonas.

“Essa ação do Tribunal de Justiça do Amazonas vem sanar uma lacuna que é falta de entendimento entre os cadastros do Governo Federal, do governo estadual, das prefeituras e também dos cartórios. Quando essa parceria é feita, e no momento em que esses títulos começarem a ser entregues, isso dará uma segurança para a pessoa que está recebendo, para o cidadão, tendo a certeza de que ninguém vai futuramente questionar esse documento que ele está recebendo, que é um documento definitivo da terra dele, da propriedade dele”, destacou o governador Wilson Lima.

Além do governador, firmaram a parceria entre os poderes Executivo e Judiciário a presidente do TJAM, em exercício, Joana Meirelles, e o corregedor-Geral de Justiça, Jomar Fernandes. Estiveram presentes o desembargador Abraham Campos Filho, coordenador do Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria; o subcoordenador do Núcleo, juiz Áldrin Henrique Rodrigues; e os secretários da Casa Civil, Flávio Antony; de Governo, Sérgio Litaiff; e de Cidades e Territórios, João Braga; o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno; e o controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano.

A assinatura do termo atende a diretrizes do Programa Permanente de Regularização Fundiária para a Amazônia Legal, da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), que atribui às corregedorias estaduais a função de definir, coordenar e dar celeridade às medidas relativas à regulação de terras (rurais e urbanas).

“O Tribunal de Justiça vê como uma oportunidade ímpar, de poder contar com ferramentas das quais não dispunha e vem o Governo do Estado para oferecer toda sua estrutura para que nós possamos avançar rapidamente, de forma eficaz, célere, a regularização fundiária na forma que foi preconizada pelo provimento do CNJ”, avaliou o desembargador Abraham Campos Filho, que é coordenador do Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral de Justiça do Amazonas.

O Termo de Cooperação Técnica prevê apoio e assessoria administrativa por parte do TJAM ao Governo do Estado a partir do intercâmbio de informações, documentos, estudos, pesquisas, relatórios e diagnósticos e da realização de atividades institucionais e educativas nas áreas agrárias e fundiárias necessários ao acompanhamento dos conflitos agrários e da regularização fundiária no estado do Amazonas.

O documento engloba a coordenação do “Programa Permanente de Gestão Fundiária e Sustentabilidade da Amazônia”, sob a responsabilidade do Governo do Amazonas, com a proposta de definir, coordenar e dar celeridade às medidas relativas à regularização fundiária urbana e rural, com a identificação de áreas públicas e daquelas destinadas à proteção ambiental, bem como entregar títulos dos imóveis após a regularização.

A assinatura do termo estabelece, ainda, a criação do Comitê de Trabalho Interinstitucional para fomentar o “Programa Permanente de Gestão Fundiária e Sustentabilidade da Amazônia” e tem como atribuições propor, planejar e acompanhar os programas e as ações pactuadas, com fixação de metas anuais, visando à correta preservação e recuperação do meio ambiente.

Amazonas Meu Lar

Lançado em abril pelo governador Wilson Lima, a meta do programa Amazonas Meu Lar é alcançar mais de 22,1 mil soluções de moradia definitivas, sendo 20 mil novas unidades habitacionais, além da emissão de título definitivo para 32 mil propriedades, entre terrenos e imóveis. A previsão é, em quatro anos, investir quase R$ 4 bilhões em moradias, com a estimativa de gerar 51 mil empregos diretos e indiretos.