Início » Manaus e Ji-Paraná firmam termo visando intercâmbio técnico e científico em regulação dos serviços básicos
Educação

Manaus e Ji-Paraná firmam termo visando intercâmbio técnico e científico em regulação dos serviços básicos

A experiência adquirida pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), ao longo de cinco anos, no âmbito da regulação dos serviços públicos na capital do Amazonas, chamou a atenção do órgão regulador da cidade de Ji-Paraná, em Rondônia, e na tarde desta quarta-feira, 17/5, gestores das duas autarquias firmaram um termo de cooperação.

A iniciativa entre Ageman e Agência Reguladora de Serviços Públicos de Saneamento Básico e Outros Serviços Delegados do Município de Ji-Paraná (Agerji) tem o objetivo de promover um intercâmbio técnico e científico em relação à regulação econômica e técnico-operacional, englobando as áreas contábil, econômica, jurídica, de engenharia, geologia e operacional.

“Ficamos muito felizes quando os gestores da Agerji nos procuraram a fim de auxiliá-los nas ações de regulação e propuseram essa cooperação. Desta forma, todos poderão auxiliar, mutuamente, compartilhando experiências e procedimentos, inclusive com trocas de tecnologias, a fim de que as atividades regulatórias possam ser realizadas com mais excelência”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira Júnior.

A cooperação terá vigência de cinco anos e não representa ônus para nenhuma das autarquias. Em abril deste ano, a prefeitura de Ji-Paraná assinou convênio para a gestão associada dos serviços da Agerji para regulação, controle e fiscalização de água, drenagem, resíduos sólidos e esgoto.

“Conhecemos a Ageman em um encontro nacional e soubemos que vocês possuem uma equipe de economistas com bastante conhecimento técnico no âmbito da regulação e como estamos iniciando um processo de concessão, temos a certeza de que essa cooperação será muito importante para os nossos futuros passos”,afirmou opresidente do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ji-Paraná (Consab), Gileno Cerqueira Santos, o qual representou o presidente da Agerji, Gezer Lima de Souza.

Participaram também do ato de assinatura do termo de cooperação, a coordenadora de Engenharia Ambiental, Daíse da Silva Lopes, a coordenadora de Engenharia Sanitária, Caroline Ohana, além dos gestores da Ageman, Elson Andrade e Amiraldo Braga.

Saneamento em Manaus

Manaus é a capital do Norte do País que mais promoveu investimentos no âmbito do saneamento básico. A informação foi confirmada pelo Instituto Trata Brasil, por meio da pesquisa “Ranking do Saneamento 2023”, divulgada em 20 de março deste ano.

Atualmente, o serviço de água encontra-se universalizado na capital e a cobertura de esgoto avançou 40%, estando hoje em 26,22%, representando 630 mil pessoas beneficiadas com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.


Saiba mais sobre Ji-Paraná


Ji-Paraná é um dos 52 municípios do estado de Rondônia, na região Norte do país. O município possui 131.026 habitantes, 89,92% localizados em área urbana, e 10,08% em área rural.

Em Ji-Paraná, 69,49% da população é atendida com abastecimento de água e 1,32% é atendida com esgotamento sanitário. O serviço é prestado pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).