Início »  Mais de 30 mil preservativos foram distribuídos em prevenção à saúde sexual durante o festival
Saúde

 Mais de 30 mil preservativos foram distribuídos em prevenção à saúde sexual durante o festival

Técnicos da FVS-RCP distribuem preservativos em quatro pontos

Como método preventivo ao HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), até sexta-feira (30/06), 30.200 preservativos foram distribuídos em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS a-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), durante o 56º Festival Folclórico de Parintins.

No Amazonas, as ações de medidas de promoção, atenção e prevenção do HIV/Aids e outras IST’s são coordenados pelo Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s (PEHIV), setor integrante da FVS-RCP. Nas ações durante o evento, além da distribuição de preservativos, a equipe técnica oferece início de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) para prevenção da saúde sexual.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que as ações de Prevenção Combinada é uma medida de fortalecimento que inclui diferentes abordagens de prevenção, levando em consideração os riscos de exposição e redução de danos dos indivíduos.

“A Prevenção Combinada é uma estratégia-chave importante para combinar várias abordagens preventivas. Com isso, buscamos maximizar os resultados e abordar os diferentes aspectos envolvidos na prevenção de infecções e doenças. Por isso, fortalecemos que quem tem vida sexual ativa deve buscar a prevenção”, alerta Tatyana.

Também estão sendo ofertadas testagens de HIV e IST’s para os participantes do festival na Ilha Tupinambarana. Na sexta-feira (30/06), primeiro dia da ação, foram realizados 52 testes rápidos, sendo todos apresentando diagnóstico não reagente, isto é, negativo.

A turista Beatriz Costa, de 29 anos, foi uma das participantes que aproveitou a oportunidade e realizou as testagens para HIV, sífilis, hepatite B e C. “Buscar testagem para HIV e IST’s ainda é tabu para muita gente. Gostei muito da oferta, porque tive a oportunidade de saber sobre a minha saúde em pleno festival. Vim aqui para curtir a festa e aproveitei e fiz os testes”, disse a turista.

Educação em Saúde

Também fazem parte das atividades da equipe técnica do PEHIV a orientação de educação em saúde e aconselhamento. Foram distribuídas 1,1 mil ventarolas, destacando a Prevenção Combinada e onde estão sendo ofertadas PrEP e PEP durante o festival: Unidade Básica de Saúde (UBS) Irmão Francisco Galliani, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Bumbódromo, Porto de Parintins e Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo.