Início » Alunos produzem tinta biodegradável por meio de projeto apoiado pelo Governo do AM 
Educação

Alunos produzem tinta biodegradável por meio de projeto apoiado pelo Governo do AM 

Pigmentos naturais como açafrão, pó de café e urucum resultaram na produção de tintas artesanais biodegradáveis nas cores amarelo, marrom e laranja, respectivamente. A produção é resultado de estudo desenvolvido em sala de aula envolvendo alunos do ensino médio da Escola Estadual Jorge Karam Neto, localizada no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus. 

A pesquisa coordenada pela professora e doutora em Química, Rebecca Freire de Castro, recebeu apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Ciência na Escola (PCE), Edital 004/2022. 

O uso dos materiais naturais estudados pela química orgânica e, que foram aplicados no projeto teve como principal objetivo diminuir o impacto ambiental de descarte no meio ambiente, além de introduzir aos alunos conceitos sobre consequências de produtos industrializados fazendo um comparativo com os materiais naturais. 

A professora explica que o processo da produção de tinta artesanal biodegradável é simples: basta misturar água e cola branca a um ingrediente natural para a produção do produto natural e, com base em uma pesquisa bibliográfica foram testados vários tipos de aglutinantes. Além disso, os assuntos de Química estudados no 1º e 2º ano do ensino médio foram abordados no processo da pesquisa, entre os quais: tabela periódica, ligações químicas, funções orgânicas e inorgânicas, equilíbrio químico e compostos orgânicos. 

“O resultado foi a divulgação do método científico com materiais do cotidiano entre os alunos da escola. O projeto foi apresentado em um evento interno. Mas o importante foi mostrar que a ciência pode estar presente em tudo que cerca os alunos. Tudo pode ser estudado dependendo da criatividade e curiosidade do estudante”, completou Rebecca Castro. 

A produção de tintas artesanais teve como resultados a socialização dos alunos envolvidos e o protagonismo dos mesmos na criação de um novo produto utilizando os conhecimentos adquiridos no ensino médio, além de implicar na educação ambiental e em noções de empreendedorismo. 

Para a pesquisadora, a importância do apoio do Governo do Estado por meio da Fapeam foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa. 

“A Fapeam é importante como fomentadora dos materiais usados nos projetos e com as bolsas que ajudam, principalmente, os alunos de baixa renda e o coordenador do projeto com os materiais necessários para o desenvolvimento do projeto”, ressaltou. 

Programa Ciência na Escola 

O Programa Ciência na Escola é uma ação da Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos no âmbito da Educação Básica.