Início » Programa Dna do Brasil entra na segunda fase, implementação dos talentos detectados aos planos pedagógicos das escolas no Amazonas
Educação

Programa Dna do Brasil entra na segunda fase, implementação dos talentos detectados aos planos pedagógicos das escolas no Amazonas

Na primeira fase que se iniciou no segundo semestre do ano 2022, Iauaretê, Carauari, Coari, Maués, Parintins ficaram entre os 14 municípios escolhidos para dar início ao programa DNA do Brasil, do Instituto Idecace. Nesta fase foram capacitados professores e gestores para a implementação do programa aplicação de protocolos de diagnostico de talentos, entrega de materiais esportivos, pedagógicos , tecnológicos e contratação de equipe pedagógica

Nesta segunda fase, o Presidente do IDECACE Wilson Cardoso , o atleta olímpico Jadel Gregório e André Chaves da equipe de comunicação do Instituto estão registrando e documentando toda a jornada e conscientizando presencialmente os gestores, professores , pais e alunos sobre esta nova fase que envolve mapeamento dos talentos para o núcleo de iniciação esportiva, oficinas profissionalizantes, conexão com a cadeira produtiva (federações esportivas, clubes e associações comerciais para integração entre empresas e escolas).

Estes registros farão parte de um documentário que esta sendo produzido e amplamente divulgado dentro e fora do país em programas de tv, rádios, podcast e redes sociais.

O programa DNA do Brasil foi criado há 18 anos, diante da necessidade de consolidar uma política pública dedicada à formação de base esportiva inclusiva no Brasil, especialmente considerando o legado social da Olimpíada Rio 2016. Por meio de um protocolo avaliativo completo e único no mundo, são analisados aspectos físico-motores, de saúde, psicossociais, nutricionais, odontológicos, sócio-assistenciais, educacionais e vocacionais do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens

O programa é implementado por equipes multidisciplinares contratadas pelo IDECACE, compostas por profissionais de educação física, psicólogos, nutricionistas, dentistas e assistentes sociais, além de monitores/estagiários. Ainda, no âmbito da gestão, a execução da parceria é conduzida por gestores regionais, consultores contábeis e Jurídicos, coordenadores de marketing e equipes científicas.

Por que o esporte como forma de inclusão social?

O esporte como forma de inclusão social é uma questão cada vez mais relevante na sociedade contemporânea. O esporte consegue unir pessoas de diferentes origens, culturas e crenças, além de proporcionar benefícios físicos e espirituais para aqueles que praticam. Por isso, o esporte tem sido utilizado como ferramenta para a inclusão social em diversas partes do mundo.
Através do esporte, as pessoas podem compartilhar suas habilidades e conhecimentos, aprender juntos e estabelecer vínculos sociais. Isso é particularmente importante para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, como crianças e jovens de baixa renda, refugiados e pessoas com deficiência, que muitas vezes são isolados da sociedade. Além disso, o esporte pode ter um impacto positivo na saúde mental, ajudando a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão.
DNA do Brasil é um programa 100% brasileiro, completo, inovador, ambicioso que coloca o Brasil como protagonista na detecção de talentos e combate as barreiras para a inclusão social através do esporte. “DNA do Brasil é o maior programa de inclusão social do Brasil – através do esporte e educação – chegar nestes municípios é um símbolo de que não iremos medir esforços para chegar nos municípios mais carentes e remotos do nosso país, começando pelas comunidades indígenas do nosso Amazonas” ressalta Wilson Cardoso, idealizador do projeto DNA do Brasil e Presidente do IDECACE.

Com informações da assessoria