Início » Flamengo já tem, em quatro meses de temporada, o mesmo número de derrotas de 2019 inteiro
Esporte

Flamengo já tem, em quatro meses de temporada, o mesmo número de derrotas de 2019 inteiro

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O começo de ano, definitivamente, não foi bom para o Flamengo. Em quatro meses, o clube já perdeu cinco títulos — Taça Guanabara, Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana —, trocou de treinador e chegou a sua nona derrota na temporada, igualando o número de 2019 inteiro.

Em 2023, o Flamengo disputou 25 jogos, com 14 vitórias, dois empates e nove derrotas — Fluminense (2x), Vasco, Al-Hilal, Independiente del Valle, Aucas, Maringá, Internacional e Palmeiras —, chegando a marca de 58,6% de aproveitamento. Quatro anos atrás, o time rubro-negro, que conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, jogou quase o triplo de partidas para ser derrotado nove vezes.

Na ocasião, a equipe entrou em campo em 74 oportunidades, venceu 49, empatou 16 e perdeu nove — contra Fluminense, Peñarol, LDU, Internacional, Atlético-MG, Emelec, Bahia, Santos e Liverpool —, um aproveitamento de 73,4%. Se o recorte for desde a chegada de Jorge Jesus ao clube, o Flamengo foi derrotado apenas quatro vezes.

Em 2020, o Flamengo também perdeu apenas nove vezes. No entanto, por conta da pandemia da Covid-19, o número de jogos foi reduzido e o Campeonato Brasileiro só terminou no ano seguinte. Isso explica também as 17 derrotas do clube rubro-negro em 2021. No ano passado, foram 15 insucessos ao todo, contando os trabalhos de Paulo Sousa e Dorival Júnior.

O Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira contra o Maringá, no Maracanã, pela Copa do Brasil. O clube carioca precisa reverter uma das derrotas na temporada e tem que ganhar por três gols de diferença para se classificar na competição. Uma vitória por dois gols, leva o confronto para as penalidades.

De O Globo.