Início » Esses são os países mais populares para estudar espanhol
Geral Notícias Corporativas

Esses são os países mais populares para estudar espanhol

Busca de brasileiros por intercâmbio aumentou 18% em 2022, segundo Pesquisa Selo Belta. Em um outro estudo, feito pelo Duolingo, o espanhol é a segunda língua no ranking dos mais buscados

O espanhol é uma das línguas mais procuradas por brasileiros que querem aprender um novo idioma ou se qualificar profissionalmente. Segundo o Relatório de Idiomas Duolingo 2023, publicado no Terra em maio deste ano, o espanhol foi a segunda língua mais estudada pelos brasileiros na plataforma, ficando atrás apenas do inglês. Mas, além de estudar online, muitas pessoas também buscam a experiência de aprender um novo idioma fora do Brasil, em países onde a língua é oficial.

Segundo a Pesquisa Selo Belta 2023, da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), o envio de estudantes brasileiros ao exterior cresceu 18% em 2022, em relação ao ano anterior à pandemia de 2019. E o espanhol também ficou em segundo lugar entre as línguas mais escolhidas para estudar fora. Argentina, Chile, México e Espanha foram alguns dos destinos mais procurados. Entre as cidades da Europa, Barcelona se destacou por sua diversidade e qualidade de vida.

“O mercado de intercâmbio se estabilizou após o controle da COVID-19, o que foi um dos principais fatores para o crescimento. Os estudantes estão em busca de novas oportunidades e observam no intercâmbio a possibilidade de combinar crescimento profissional, educação de qualidade e novas experiências”, esclarece o atual presidente da Belta. Alexandre Argenta, presidente da associação, se mostra otimista com os números do segmento de intercâmbio e viagens estudantis para o fechamento de 2023.

O investimento para estudar espanhol em Barcelona, por exemplo, depende de vários fatores, como a duração e o tipo de curso escolhido – seja em escolas de espanhol ou em faculdades -, bem como o material didático e o alojamento. Mas é preciso levar em conta que essa é uma oportunidade única de ampliar os horizontes culturais, acadêmicos e profissionais. Além de desenvolver a fluência na língua, os estudantes também podem conhecer novas pessoas, lugares e costumes, enriquecendo seu currículo e sua visão de mundo.

Cursos de espanhol: escolas em Barcelona

Barcelona é um dos destinos escolhidos por quem deseja fazer uma imersão no idioma espanhol. A cidade, que atrai estudantes de todo o mundo, possui uma variedade de cursos de espanhol, desde semi-intensivos até aulas noturnas, ministrados por instrutores nativos altamente capacitados. Além disso, há programas voltados para a preparação de exames e o ensino do espanhol para negócios. 

A escola de espanhol Expanish, localizada em Barcelona, por exemplo, tem cursos em grupo e aulas individuais que podem durar de algumas semanas a até 12 meses. Além disso, organiza atividades culturais e sociais para os alunos, como visitas guiadas e oficinas, para que eles possam praticar o idioma e conhecer a cultura e o estilo de vida de Barcelona.

Muitos alunos também procuram a cidade para fazer intercâmbio em faculdades e até mesmo pós-graduações, mestrados e doutorados. “Hoje, temos um nicho específico de alunos, que são os universitários. Eles estão buscando os países de língua espanhola para cursar graduação e mestrado”, conta Newton Lago, diretor comercial do CNA, em entrevista ao G1. Entre as principais universidades da cidade, destacam-se a Universidade Autónoma de Barcelona, a Universidade de Barcelona e a Universitat Pompeu Fabra.