Início » Obras da prefeitura no Centro e no parque Amazonino Mendes aquecem mercado de trabalho
Economia

Obras da prefeitura no Centro e no parque Amazonino Mendes aquecem mercado de trabalho

Duas grandes frentes de obra na capital avançam para a construção de novas áreas públicas com a assinatura da Prefeitura de Manaus, movimentando a economia local com a contratação de operários e mão de obra especializada. Somando as intervenções, os canteiros têm 240 pessoas ocupadas.

No complexo de São Vicente, no início da avenida 7 de Setembro, Centro, os projetos desenvolvidos pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) estão com canteiros somando 150 operários, que atuam nas intervenções do mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente. As obras são as primeiras do programa “Nosso Centro”, lançado em 2021 pelo prefeito David Almeida.

A RED Engenharia vai contratando mão de obra, conforme avança nos serviços nas três frentes do complexo. A empresa foi a vencedora da licitação, que tem prazo de execução de 300 dias. A inauguração está prevista para dezembro deste ano.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, as obras estão bem avançadas, em ambas as frentes. Além de serem projetos urbanos estruturantes e de impacto, ainda tem a promoção de emprego e renda desde os canteiros, com um mix de profissionais envolvidos, durante e depois das intervenções. Fora os contratados, tem toda uma cadeia que funciona com serviços, aquisição de mercadorias, fornecimento de alimentação, entre outros.

“E, quando estiverem concluídas, com as operações de restaurante, quiosques, de turismo, lazer e outras, a previsão é de geração de até 600 postos diretos e indiretos, de apoio, logística e serviços”, comentou Valente.

No parque linear Amazonino Mendes, que está em construção entre as zonas Norte e Leste, nas avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, são empregadas, atualmente, 90 pessoas pela construtora Progresso Ltda.

Espera-se uma rotatividade de até 200 empregos diretos na empreitada, ao longo do cronograma, e mais 600 diretos e indiretos para seu funcionamento completo. O parque terá operações de quiosques gourmet, atividades de zumba a shows, um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), e todo um entorno que vai movimentar negócios e serviços.

O parque é resultado de um convênio firmado entre prefeitura e governo do Estado, no ano passado, com 2 quilômetros de extensão. A estimativa é que o espaço seja entregue em dezembro de 2023 e o prazo de construção é de 360 dias corridos.

Mirante

E onde os rios Negro e Solimões não se misturam, para o futuro mirante Rosa Almeida, no Encontro das Águas, por ter uma escala menor, a perspectiva é de se gerar até 200 vagas diretas na construção. O mirante está pronto para ser licitado.

Para sua inauguração e funcionamento, se estima uma média de 150 postos diretos e indiretos, em apoio, logística, restaurante, quiosque, lazer, alimentação e negócios ligados ao turismo. “Essa é uma importante contribuição do prefeito David Almeida na geração de emprego e renda na cidade de Manaus, com melhorias de empregabilidade para a população”, disse o diretor-presidente.