Início » Yomara Lins homenageia jornalistas em sessão solene na Câmara Municipal
Política

Yomara Lins homenageia jornalistas em sessão solene na Câmara Municipal

A vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Yomara Lins (PRTB) promoveu na manhã desta quinta-feira (13/04), sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado anualmente no dia 7 de abril. Na ocasião, diversos jornalistas de vários setores da comunicação foram homenageados e receberam o certificado de Honra ao Mérito pela data.

A autora da propositura, vereadora Yomara Lins, enfatizou a importância do profissional na sociedade e dos desafios da profissão. “O jornalista tem uma função social muito importante dentro da sociedade ou de uma comunidade, informa, promove a reflexão. É um profissional incansável sempre pautado na ética”, discursou a parlamentar.

“Me sinto honrada em ser a propositora da homenagem e poder parabenizar vários jornalistas dos mais diversos setores da área da comunicação. O meu muito obrigada!”, finalizou Yomara Lins.

A vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, Ed Blair, comentou sobre os desafios enfrentados no exercício da profissão. “Lamentavelmente nos últimos anos nossa categoria tem sido muito desrespeitada, seja pela desvalorização, pelo ódio ou pela mais letal doença contra a consciência crítica: a desinformação. Inúmeros os casos de colegas que foram agredidos e mortos pelo exercício da profissão.”    

Em nome do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, nós agradecemos sua homenagem e destacamos sua coragem de dar voz a uma categoria que, por ofício, é a voz da sociedade.

Literalmente falando, as ameaças à nossa segurança têm sido constantes e extremas. Só em 2022, a Federação Internacional dos Jornalistas, contabilizou 68 assassinatos, entre jornalistas e trabalhadores da mídia, enfatizou a jornalista.

Não vamos nem relembrar aqui detalhes das tristes agressões que muitos de nossos colegas no Brasil, sofreram e ainda sofrem, dentre outros motivos, em virtude da polarização política que vivemos.

A necessidade de uma formação sólida, que garanta conhecimentos teóricos, competências e habilidades técnicas e comprometimento ético ao profissional é uma consequência lógica da defesa do Jornalismo e da profissão de jornalista. Em nome do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, nós agradecemos sua homenagem e destacamos sua coragem de dar voz a uma categoria que, por ofício, é a voz da sociedade.

Além de Ed Blair, participaram da solenidade; Israel Conte titular da pasta de Comunicação da Prefeitura de Manaus; Nicolau Liborio subprocurador-geral do Ministério Público do Amazonas; André Luis Soares Segundo-Tenente do 9° Distrito Naval; José Augusto Diretor Adjunto de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas; Gerson Wildes assessor de comunicação da UEA; Mario Marinho Diretor de Comunicação da CMM; Fabio Melo da Rede Amazônica; Paula Litaiff da Revista Cenarium; Meike Farias Jornalista e Patrick Mota da Rede Onda Digital.