Início » Saúde recebe visita técnica do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos
Amazonas

Saúde recebe visita técnica do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos

FOTOS: Lucas Macedo/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), recebe, nesta quarta-feira (05/04), a visita técnica do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA) para monitoramento e fortalecimento das ações de prevenção e controle de infecção em serviços de saúde de Manaus.

Pelo CDC, a visita é representada pela infectologista norte-americana Juliette Morgan, diretora do Escritório Nacional da América do Sul do CDC, localizado em Brasília (DF)l. A ação inclui visita à sede da FVS-RCP, em Manaus, ao Hospital e Pronto-Socorro Dr. Platão Araújo e à Maternidade Ana Braga.

“A parceria entre instituições de saúde é essencial para a promoção de uma melhor assistência em saúde nos serviços de saúde. Além disso, a colaboração entre essas instituições impacta em uma melhor coordenação de políticas de saúde, maior acesso a recursos e informações, e melhor integração entre os diferentes níveis de cuidado”, destaca a diretora presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) da FVS-RCP, Evelyn Campelo, ressalta que os projetos firmados visam a saúde e o bem-estar da população. “O fortalecimento do controle de infecção dentro das unidades hospitalares é de extrema importância para garantir a segurança dos pacientes, profissionais de saúde e visitantes”, afirma Evelyn.

Parceria

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA) atua em parceria com a FVS-RCP desde de 2020 em atividades de fortalecimento do controle da infecção dentro das unidades de saúde de Manaus. Os projetos desenvolvidos tem o intuito de aprimoramento nas ações de prevenção que são realizadas nos hospitais.

As atividades realizadas em conjunto são: Projeto de Extensão Melhorando a Prevenção e Controle para a Resposta no Brasil (Previcovid-BR) que busca reduzir a disseminação intra-hospitalar da Covid-19; Projeto de Prevenção e Controle de Infecções Respiratórias Agudas em Hospitais no Brasil (Previras-BR) relacionados a infecções respiratórias agudas; e o Projeto Melhorando a Prevenção de Infecções em Sítios Cirúrgicos no Brasil (Previsc-BR), que inclui o monitoramento de infecções por ocasião de cirurgias cesarianas.