Início » Crises imobiliárias na China aumentam preocupações com desaceleração econômica
Notícias Corporativas

Crises imobiliárias na China aumentam preocupações com desaceleração econômica

Sinais de desaceleração da economia da China ganharam um novo estágio em meio a crises de grandes empresas imobiliárias do país

O gigante asiático vem ganhando os holofotes dos economistas nas últimas semanas com dados econômicos mais fracos e com o recente noticiário de piora no setor imobiliário, um dos principais pilares da sua economia. A fraqueza da economia chinesa ocorrida no segundo trimestre, se persistir, vai interferir no agronegócio brasileiro. De abril a junho, os indicadores apontaram uma evolução de apenas 0,8% no PIB. O país está habituado a taxas bem acima dessa.

Dado o atual cenário, as repercussões começaram. O Morgan Stanley cortou a previsão de crescimento econômico da China para este ano. O banco de Wall Street agora vê crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) chinês em 4,7% neste ano, abaixo da previsão anterior de 5%.

Para a Gavekal Research, há uma preocupação de que o país esteja passando por um “momento Lehman”, que ameaça a solvência do sistema financeiro da China. A boa notícia é que a vigilância regulatória significa que uma reprise da crise americana de 2008 é improvável. A má notícia é que as tensões da dívida de incorporadores imobiliários e veículos de financiamento do governo local estão se espalhando pela economia da China, avalia a consultoria.

A Capital Economics destaca, entretanto, que o setor já passou por um ajuste doloroso e seus problemas já foram precificados. É improvável que o impacto dos problemas do Country Garden seja tão severo quanto as consequências do calote do Evergrande há dois anos, considera a consultoria britânica.

Já o economista Felipe Bernardi Capistrano Diniz enxerga que os sinais de desaceleração da economia da China ganharam um novo estágio em meio a crises de grandes empresas imobiliárias do país. Diz ele, “enquanto a gigante Evergrande Group protocolou pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos (Capítulo 15 do código de falência americano), a bolsa de Hong Kong anunciou na sexta-feira 18, a remoção da incorporadora imobiliária Country Garden do índice Hang Seng, pouco após ela sair da Bolsa de Xangai”.