Início » Como proteger os pets no inverno
Saúde

Como proteger os pets no inverno

O cão está mais lento e aparenta estar com dor. O que pode ser?

A dor em cães pode ser causada por várias doenças, incluindo a osteoartrite, que afeta a vida do animal de diversas formas, reduzindo sua mobilidade, causando dor e alterações comportamentais, além de diminuir significativamente sua qualidade de vida. Reconhecer os sinais de dor associados à osteoartrite é fundamental para garantir a saúde do animal e buscar ajuda médica especializada para controlar a dor e retardar a progressão da doença.

A osteoartrite é uma doença que pode afetar cães de todas as idades, raças e tamanhos. De 10 cães, geralmente 4 apresentam vários sinais que podem estar sofrendo de dor. É importante saber reconhecer os sinais e alterações comportamentais associadas à doença, como:

  • Maior lentidão na atividade física;
  • Aumento dos períodos de repouso;
  • Redução da interação com outros animais e/ou tutores;
  • Dificuldade na locomoção;
  • Dificuldade ao levantar-se após períodos de repouso;
  • Mancar ao caminhar;
  • Necessidade de parar durante atividade física;
  • Alteração no padrão do sono.

Alguns tratamentos já estão disponíveis para melhorar significativamente a qualidade de vida dos cães com osteoartrite, afirmam os profissionais de sáude da Vet Quality. O diagnóstico precoce associado a um tratamento adequado é fundamental para retardar a progressão da doença e garantir uma vida saudável e feliz para seu cão. Uma boa opção é o tratamento com LIBRELA®, que é feito com uma única aplicação por mês.

Reconhecer os sinais de dor associados à osteoartrite em cães é fundamental para garantir sua saúde e bem-estar. Se você suspeita que o cão pode estar sofrendo com osteoartrite, procure ajuda médica especializada e considere opções de tratamento inovadoras, para melhorar a qualidade de vida do animal de estimação.

O que mais preciso me preocupar antes de ir viajar com um pet ou deixar em um hotel/abrigo?

Para evitar as doenças mais comuns do período de férias de inverno é importante verificar algunspontos para que as férias sejam mais tranquilas e proveitosas.

Vacinação

A vacinação anual é essencial para prevenir doenças importantes assim também como a gripe canina e o complexo respiratório felino. Aos cães que ficarão em hotéis ou abrigos, devem aplicar antirrábica , V10 e a vacina contra a gripe canina.

Os gatos devem tomar uma dose da tríplice, quádrupla ou quíntupla felina, além da vacina antirrábica.

Preventivo Verme do Coração (cães)

Caso esteja indo para regiões litorâneas, é recomendado que faça a aplicação do preventivo ProHeart. À doença do verme do coração ou a Dirofilariose é transmitida pela picada de mosquitos presentes nestas regiões. Os vermes podem medir até 20 cm e se alojam nas artérias pulmonares e no coração. Quando não diagnosticada e tratada, pode levar à morte.

Proteção contra pulgas e carrapatos

No inverno, com o tempo mais seco, a proliferação de carrapatos aumenta.

Consulte o veterinário para saber qual o melhor método de prevenção: pipetas, medicamentos orais ou coleiras específicas. Infelizmente as taxas de cães contaminados por doença transmitida por carrapato é alta no Brasil.

Vermifugação: administrar regularmente o vermífugo ajuda a prevenir diversas doenças causadas por vermes. Duas ótimas opções são: Milbemax™ que elimina vermes intestinais e previne a dirofilariose e Drontal™ que é eficaz contra os vermes intestinais e giárdia.