Início » Marcelo Serafim alerta sobre péssima qualidade do ar registrada, nesta quarta-feira, em Manaus
Política

Marcelo Serafim alerta sobre péssima qualidade do ar registrada, nesta quarta-feira, em Manaus


Manaus amanheceu coberta com fumaça e com registros de ar insalubre e perigoso

O vereador Marcelo Serafim chamou a atenção, nesta quarta-feira (11/10), para a péssima qualidade do ar registrada em Manaus, que colocou a capital amazonense como uma das cidades com o pior ar para se respirar no mundo.

“Hoje, a cidade de Manaus, pela manhã, era a pior cidade em qualidade do ar no mundo, e isso é muito grave. Agora, pelo aplicativo Selvaap a gente verifica que a qualidade do ar é péssima e num nível que eu ainda não tinha visto na cidade de Manaus. É necessário que o governo faça as intervenções nos municípios vizinhos e que a cidade de Manaus, através da Secretaria de Meio Ambiente, também faça, dentro da cidade de Manaus”, alertou o parlamentar que também é servidor da saúde.

Marcelo Serafim disse que as unidades de saúde da capital já registram aumento dos casos de pacientes com problemas respiratórios. Por isso, o momento é de seguir alguns cuidados. “As pessoas devem manter suas casas fechadas. Essa fumaça já causa uma grande quantidade de problemas respiratórios à população e vai continuar causando. Infelizmente, nós estamos sendo vítimas de queimadas em cidades vizinhas, e que estão impactando diretamente a cidade de Manaus”, orientou.

Dados repassados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que a fumaça que voltou a encobrir a capital amazonense, nesta quarta-feira, teve origem nos municípios da Região Metropolitana de Manaus. Ainda de acordo com o Inpe, nos últimos dois dias, foram registrados 504 focos de queimadas, sendo que o município de Autazes, a 111 quilômetros de Manaus, registrou 105, totalizando 20,8% dos focos de incêndio confirmados no Amazonas.