Início » Duas rodas do PIM em dois níveis na produção de janeiro
Economia

Duas rodas do PIM em dois níveis na produção de janeiro

Em quanto as fabricantes de motocicletas comemoram crescimento de 46%, as de bicicletas amargam queda de 37,1%

Dois pesos, duas medidas. Assim se encontra hoje o setor de duas rodas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Enquanto as fabricantes de motocicletas obtiveram em janeiro deste ano, um crescimento na produção de 46,7%, em relação ao mesmo mês do ano passado, as produtoras de bicicletas, enfrentam uma queda de 37,1%, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Segundo o vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, a indústria de bicicletas enfrenta dois grandes desafios: um mundial e outro local. “O primeiro é a falta de insumos, que atinge todas as fabricantes do mundo. O outro é nacional que exige que as fabricantes reprogramem o mix de produção para atender à demanda por modelos de médio e alto valor agregado”, explica.

Gazola explica que a indústria alterou todo o seu planejamento, que vai desde a cadeia logística até os ajustes na linha de produção. “A conjuntura econômica derrubou o poder de compra da população e, com isso, elevou os níveis de estoque de modelos de entrada nas lojas e nos centros de distribuição”, disse.

Expectativa

De acordo com a Abraciclo, as fabricantes de bicicletas instaladas no PIM produziram 38.636 unidades em janeiro. O volume é 37,1% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado (61.437 bicicletas) e 165% maior na comparação com dezembro (14.580 unidades). Diante do momento, para este ano, a Abraciclo prevê a produção de 570.000 bicicletas, uma retração de 4,8% na comparação com o ano passado (599.044 bicicletas).

Enquanto isso, as fabricantes de motocicletas produziram 122.867 unidades, volume 46,7% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (83.743 motocicletas) e 44,4% maior na comparação com dezembro (85.117 unidades). Foi o melhor resultado para o mês nos últimos nove anos, de acordo com a associação. Com base neste cenário, a Abraciclo estima que a produção de motocicletas deverá atingir 1.550.000 unidades em 2023. O volume representa alta de 9,7% na comparação com as 1.413.222 unidades registradas no ano passado.