Início » Com incentivo da ADS, agricultora se destaca na produção de doces regionais
Economia

Com incentivo da ADS, agricultora se destaca na produção de doces regionais

Maria Buzaglo cultiva uma diversidade de frutas regionais, produz os doces de forma artesanal e os vende em feiras da ADS

Conhecida pela produção de uma diversidade de doces e bombons com produtos regionais, a agricultora e feirante Maria Buzaglo, 66 anos, está prestes a completar 15 anos de atuação na Feira de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Neste Dia do Amor, ela declara todo o carinho pelo seu trabalho e a importância do incentivo do Governo do Amazonas no processo que abrange desde o cultivo da matéria-prima até a comercialização dos produtos. 

Dona Maria, como é chamada pelos clientes, cultiva cupuaçu, banana, abacate, coco, mamão, pupunha, maxixe e as mais variadas espécies de pimenta em um sítio no ramal do Sucuriju, em Rio Preto da Eva. Tem de tudo um pouco, mas o suficiente para explorar os diversos sabores amazônicos em forma de doce. 

“Amo o que faço. Amo fazer, amo criar, amo empreender. São criações artesanais, produtos 100% naturais da nossa região, da nossa terra. A alegria de ver um cliente satisfeito não tem preço”, declara a produtora rural. 

Maria Buzaglo explica que sempre que passava pela estrada AM-010, que liga Manaus à Rio Preto da Eva, via uma lojinha de doces regionais e, certo dia, resolveu parar para conversar com a proprietária. Foi quando o destino se transformou. “Ela se prontificou a me ensinar a fazer os produtos baseados no cupuaçu. Foi amor à primeira vista. Me dediquei a esse ramo e estou até hoje”, disse. 

Assim como a de todo produtor rural, a rotina começa bem cedo. Após praticar uma atividade física, às 7h, dona Maria faz uma pausa para o café e logo depois vai para o trabalho. Quando finaliza a colheita na zona rural, ela prepara os doces para a venda nas Feiras de Produtos Regionais da ADS nos Shoppings Ponta Negra (às quartas-feiras, das 15h às 19h) e Plaza (às terças e quintas-feiras, das 14h às 19h), onde conta com a ajuda de uma auxiliar. 

Para a engenheira agrônoma da Agência, Dra. Josephina Veiga, estar presente em todo o processo produtivo agrega valor ao produto. “Ela desenvolve toda a cadeia produtiva e ainda produz o doce, então agrega valor ao seu produto, aumentando a sua renda e até gerando emprego”, disse.