Início » Ginásio Renné Monteiro é sede dos treinos técnicos da seleção amazonense de handebol
Esporte

Ginásio Renné Monteiro é sede dos treinos técnicos da seleção amazonense de handebol

FOTOS: Mauro Neto /Faar

Em busca de aprimorar habilidades técnicas, a seleção amazonense masculina de handebol iniciou a temporada 2023 de preparação para campeonatos estaduais e nacionais. Com apoio do Governo do Amazonas, a equipe realiza suas atividades semanais no Ginásio Renné Monteiro, praça esportiva administrada por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

“O handebol amazonense vem se tornando referência na região norte. Junto ao governador Wilson Lima, seguimos dando todo suporte necessário para que esses atletas possam evoluir suas habilidades no esporte e assim garantir resultados e títulos para o Amazonas”, destacou o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.

Organizado pela Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM), o treinamento possibilita a preparação dos atletas para o Campeonato Brasileiro de Seleções Cadete, que acontece em agosto, no Rio Grande do Sul, e o Campeonato Brasileiro de Seleções Juvenis, em novembro, no Mato Grosso.

“Queremos apresentar um bom handebol de nível nacional, estamos com uma expectativa boa de preparação desses jovens, pois estamos trabalhando com sonhos e o objetivo é chegar cada vez mais longe nessa modalidade. Agradecemos o apoio do Governo do Amazonas que tem nos dado suporte para a realização desses treinamentos”, ressaltou o presidente da Liham, Auricélio Andrade.

Ao todo 40 atletas divididos nas categorias cadete e juvenil masculino estarão se preparando para as competições nacionais que fazem parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). De acordo com o professor Odivaldo Marques, que faz parte da Comissão Técnica da equipe, os treinos estão relacionados à força, potência e resistência.  

“Nesse início de preparação vamos priorizar principalmente as questões de gestos técnicos, em seguida desenvolver as ações de conceito táticos, ou seja, ensinar o atleta a ter a concepção de jogo. E posteriormente mostrar situações de superioridade numérica com jogos reduzidos e assim a equipe vai estar preparada para as competições”, comentou, Odivaldo Marques integrante da Comissão Técnica na equipe.

Atuando na categoria juvenil, José Ricardo Lopes, de 18 anos, pratica o esporte há 5 anos e destacou suas expectativas para essa nova temporada de jogos. “Esse ano quero trazer para Amazonas o título do Brasileiro juvenil, iniciamos a preparação com uma boa equipe de atletas, e nossa expectativa é ganhar e representar o estado da melhor forma”, comentou o atleta.