Início » Lewis Hamilton agradece à Justiça brasileira pela condenação de Nelson Piquet
Entretenimento Geral

Lewis Hamilton agradece à Justiça brasileira pela condenação de Nelson Piquet

Lewis Hamilton agradeceu nesta quinta-feira a justiça brasileira pela decisão judicial que condenou o ex-piloto Nelson Piquet. A sentença em primeira instância estabeleceu que o brasileiro deve pagar R$ 5 milhões em indenização por racismo e homofobia.

— Gostaria de agradecer ao governo brasileiro. Acho incrível o que eles fizeram, responsabilizando alguém, mostrando às pessoas que isso [preconceito] pode ser tolerado — afirmou Hamilton ao “Sky Sport”, no autódromo Albert Park, em Melbourne, onde vai acontecer o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1.

Após o comentário inicial, Hamilton não quis prosseguir tratando deste assunto.

— Ainda acho que, em geral, não devemos dar às pessoas que estão cheias de ódio um alto-falante —acrescentou.

Piquet foi condenado por ter chamado Hamilton de “neguinho” em uma entrevista. O caso foi julgado na 1ª instância da Justiça de Brasília e cabe recurso.

A ação foi movida por organizações de direitos humanos e LGBTI. As entidades sustentam que em entrevista a um canal no YouTube Piquet foi racista com Hamilton ao comentar um acidente que ele se envolveu com Max Verstappen, genro de Piquet, em 2021, e compará-lo com um episódio que aconteceu com Ayrton Senna, em 1990.

“O neguinho meteu o carro e não deixou (desviar). O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro (Verstappen) se f… Fez uma p… sacanagem”, afirmou na ocasião.

O juiz Pedro Matos de Arruda, da 20ª Vara Cível de Brasília, em sua decisão, disse que “no sentido de que não se deve apreciar apenas a função reparatória da responsabilidade civil, mas também (e talvez principalmente) a função punitiva, exatamente para que, como sociedade, possamos nos ver algum dia livres dos atos perniciosos que são o racismo e a homofobia”.

De O Globo.