Início » Secretaria de Educação discute resultados da primeira fase da Avaliação de Verificação de Aprendizagem do Amazonas
Educação

Secretaria de Educação discute resultados da primeira fase da Avaliação de Verificação de Aprendizagem do Amazonas

A prova foi realizada para mais de 117 mil estudantes da rede estadual de do Amazonas no mês de abril

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realizou, entre as sete as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), as devolutivas da primeira Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (Avam) de 2023. A prova tem como base as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática utilizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, e foi realizada por mais de 117 mil estudantes da rede estadual de ensino em todo o Amazonas, no mês de abril deste ano.

Durante os encontros, foi apresentado um diagnóstico da primeira fase da avaliação, em que foram pontuadas as dificuldades apresentadas por alguns estudantes e os desafios a serem alcançados durante a preparação para as próximas provas. As últimas coordenadorias a discutirem os resultados da Avam foram as CDEs 3 e 5.

Aplicada desde 2020, a Avam tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes e produzir um painel sobre a educação do estado. A secretária executiva adjunta da Capital, Regina Ortiz, contou que estes resultados são pontos focais para as próximas atividades desenvolvidas pela secretaria.

“É muito importante que a gente realize essa socialização de resultados, porque assim conseguimos ver a Secretaria de Educação como um todo e, a partir disso, nos prepararmos, ainda mais, para a prova do Saeb”, explicou a secretária.

Para o coordenador da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), da Secretaria de Educação, Eriberto Façanha, tão importante quanto realizar a Avam, são os debates acerca do diagnóstico após a avaliação.

“O nosso principal objetivo é traçar estratégias pedagógicas a fim de promover a recuperação da aprendizagem dos nossos alunos. Além das devolutivas, desenvolvemos o programa “Hora de Avaliar”, que tem como objetivo realizar ações preparatórias voltadas para o Saeb 2023”, pontuou o professor.

A gestora do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Áurea Braga, Francisca Mourão, destacou a importância de receber os resultados da Avam de forma detalhada.

“Este resultado é um diagnóstico de como estamos encontrando esses alunos, para que a partir de agora a gente possa traçar o nosso planejamento, com o intuito de preparar os nossos alunos e alcançar bons resultados na prova do Saeb”, finalizou a gestora.

Com informações da assessoria.