Início » Manaus tem mais de 115 mil famílias beneficiadas com desconto em fatura de água
Destaque Manaus

Manaus tem mais de 115 mil famílias beneficiadas com desconto em fatura de água

Programa oferece 50% de desconto em faturas; Manaus é capital brasileira com mais cadastros.

Manaus é a capital brasileira com mais cadastros na Tarifa Social, benefício que oferece à população mais vulnerável um desconto de 50% nas contas de água e de esgoto. Recentemente, o número de famílias cadastradas no projeto que, na cidade, ganhou o nome de Tarifa Social Manauara, chegou a 114 mil na capital, o que significa que, hoje, aproximadamente 500 mil pessoas têm acesso ao benefício na cidade.

Desde a chegada da água tratada à Comunidade das Flores, zona Norte da capital amazonense, em setembro do ano passado, a população que mora no local também foi cadastrada na Tarifa Social. A autônoma Isonete Bastos, de 34 anos, comemora a nova realidade. “O meu maior sonho era poder abrir a torneira e ter água. Parece ser uma coisa simples, mas, pra gente, é algo muito importante. É uma vitória”, resume.

Para ela, ter o desconto de 50% ajudou na divisão das contas da casa. “A tarifa é muito boa para a gente pagar, pelo preço, porque, às vezes, as condições financeiras pesam, ainda mais quando você tem filho. Esse benefício nos proporciona manter as contas em dia. Isso sem falar que a tarifa mostra o quanto a gente consome, então é uma forma até de ajudar que a gente evite o desperdício de água”, acrescenta.

Passo a passo

Para se cadastrar e se tornar beneficiário, o titular da conta precisa apenas estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, com o Bolsa Família. Após a solicitação, as equipes da empresa realizam análise dos dados para a liberação do benefício. A família passará a ter o desconto de 50% no valor da fatura, desde que não ultrapasse o consumo de 15 mil litros de água por mês.

Quem deseja solicitar o benefício precisa apenas comparecer em qualquer ponto de atendimento ao cliente nos PACs e na loja física da concessionária, na Avenida Leonardo Malcher, 1237. A adesão ao programa é simples e de forma gratuita, com a apresentação do cartão Bolsa Família, documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência.

Ao se cadastrar, o cliente obtém 50% de desconto no pagamento da tarifa, pois o benefício recai sobre a primeira faixa de consumo, que automaticamente é estendida de 0 a 10 metros cúbicos para 0 a 15 metros cúbicos por mês. Isso representa 15 caixas de mil litros de água. Os dados estão à disposição dos usuários na própria fatura mensal, em cumprimento à Lei nº 2.001, de 26 de junho de 2015, Art. 1.º.

“Esse é um mecanismo que leva dignidade a essas pessoas, para elas receberem uma conta que conseguem pagar, recebendo um serviço de qualidade. Além disso, a nossa ampliação do esgotamento sanitário em Manaus já começa a chegar a esses locais, como está ocorrendo, de forma pioneira, no Beco Nonato, no bairro da Cachoeirinha”, aponta o Relações Institucionais da Águas de Manaus, Semy Ferraz.

Confira a matéria completa no site: https://www.aguasdemanaus.com.br/manaus-se-firma-no-topo-do-ranking-nacional-da-tarifa-social-com-aproximadamente-115-mil-familias-beneficiadas-com-desconto-em-fatura-de-agua/

Com informações da assessoria.