Início » Mais de 10 mil pessoas participam da primeira noite do Carnaboi 2023
Destaque

Mais de 10 mil pessoas participam da primeira noite do Carnaboi 2023

Programação segue até este domingo (25/02), a partir das 19h

Mais de 10 mil pessoas participaram da primeira noite do Carnaboi 2023, neste sábado (25/02), no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus. O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e segue até este domingo (26/02), a partir das 19h. 

O secretário executivo de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Cândido Jeremias, destacou que o Governador Wilson Lima investiu ainda mais no evento, com o Carnaval na Floresta. “É uma nova pegada, um projeto gigantesco que inicia esse ano e que tem várias ações do Governo do Estado apoiando o carnaval, que, em virtude da pandemia, a gente teve que paralisar por dois anos. Foi montada uma mega estrutura aqui no sambódromo com som, iluminação cênica aqui nas arquibancadas. É um ambiente totalmente familiar para dançar muita cultura, dançar muito ‘dois pra lá, dois pra cá’, que é o nosso carnaval do Boi Bumbá”, afirmou. 

Durante os dois dias de evento, mais de 30 atrações dos bois Caprichoso e Garantido irão se revezar no palco montado na ferradura do sambódromo. Neste ano, o Carnaboi encerra a programação carnavalesca no fim de semana após o desfile das escolas de samba. Ao mesmo tempo, precede o Festival Folclórico de Parintins, que será realizado nos dias 30 de junho, e 1º e 2 de julho, na Ilha Tupinambarana. 

“O Boi é a nossa identidade, o Boi é nossa cultura e isso nós temos que mostrar, para ficar para os nossos filhos, nossa família. Tem que levar isso adiante. E é a nossa raiz, essa é a nossa identidade. O Boi Bumbá é amazonense. É muito importante o governo incentivar, ajudar mais o boi bumbá, é uma coisa maravilhosa”, disse a comerciante Karen Mota, 30. 

O cantor Klinger Jr., uma das atrações do evento, falou da importância de valorizar a cultura amazonense. “É o nosso carnaval. Manaus tem Boi Bumbá no Carnaval sim. É a nossa identidade cultural. Em todas as cidades do Brasil se toca o seu ritmo. Em Salvador, o axé bombando, no Rio, o samba. Aqui tem tudo, inclusive o Boi Bumbá. Aqui se toca de tudo, inclusive o nosso ritmo Boi Bumbá, a nossa cultura”, afirmou o cantor. 

Segurança

O Governo do Amazonas reforçou a segurança no evento com a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), que conta com mais de 30 órgãos estaduais e da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). 

O CICC-L, que esteve ativo durante as apresentações das escolas de Samba, voltou a operar no Sambódromo, neste sábado. Dez câmeras de monitoramento estão instaladas no local e auxiliam os trabalhos das forças de segurança no perímetro interno e externo do local, durante as duas noites do Carnaboi. 

Confira as atrações de Domingo (26/02) 

19h – Grupo Kboclos e Márcio do Boi 

20h – Robson Jr e Grupo A Toada 

21h – Mara Lima e Luanita Rangel 

22h – Edilson Santana e Leonardo Castelo 

23h – Edmundo Oran e Canto da Mata 

00h – Israel Paulain e Sebastião Jr e Batucada do Garantido 

01h – Tony Medeiros e Curumins da Baixa