Início » Wilson diz que chamada única de aprovados da PM-AM é inviável por questões orçamentárias
Amazonas

Wilson diz que chamada única de aprovados da PM-AM é inviável por questões orçamentárias

O governador Wilson Lima (União Brasil) afirmou nesta sexta-feira (5) que, devido a restrições orçamentárias, não será possível convocar todos os aprovados no concurso da Polícia Militar (PM-AM) em uma única chamada, apesar da urgência do Estado em fortalecer o efetivo. Ele declarou que o governo está trabalhando para realizar uma convocação no segundo semestre deste ano.

“Dependemos de questões orçamentárias e não temos condições de chamar todos de uma vez, mas é necessário fazer isso porque temos um grande déficit em nossas forças de segurança. Estamos dando continuidade aos processos que antecedem a contratação e a convocação dessas pessoas. Nossa espera, com os movimentos que estamos fazendo de recadastramento da folha e aumento da receita, é começar a chamar esse efetivo já no segundo semestre deste ano”, disse Wilson.

Ele acrescentou que não sabe quantos candidatos serão chamados, pois isso depende de vários fatores, como arrecadação do estado e economias matriculados no recadastramento da folha, para que tanto a PM quanto a Polícia Civil, Bombeiros e Detran-AM possam ser reforçados.

Concurso da PM-AM

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso público da Polícia Militar, divulgou o resultado final no dia 20 de abril. O governo ofereceu 1.320 vagas para os cargos de Soldados, Oficiais e Oficiais de Saúde.

Do total de vagas, 1.000 foram destinadas à contratação de soldados e 320 para oficiais combatentes e oficiais de saúde, sendo que 94 vagas são para a carreira de Oficial de Saúde, divididas entre várias especialidades. As cargas forçaram o ensino superior, conforme a especialidade, e registro no órgão profissional.

Os aprovados e classificados serão matriculados nos Cursos de Formação de Soldados (CFSD/PM), com duração de 10 meses, de Formação de Oficiais (CFO/PM), com 36 meses de duração, e de Formação de Oficiais de Saúde (CFOS/ PM), com quatro meses de duração. As remunerações iniciais variam de R$ 2.657,28 (aluno soldado) a R$ 7.180,34 (aluno oficial e aluno oficial de saúde).