Carregando agora

Trump anuncia promessa do Irã sobre trânsito livre em Ormuz

Avanço nas negociações de paz depende da reabertura da principal rota mundial de petróleo sem a cobrança de novas taxas

O presidente Donald Trump revelou nesta quarta-feira que o governo iraniano prometeu não cobrar pedágios, seguros ou qualquer tipo de taxa de navios que passarem pelo Estreito de Ormuz. O líder americano alertou que as tratativas serão imediatamente canceladas caso a informação seja mentirosa.

O chefe de estado também esclareceu que nenhum valor financeiro foi repassado aos iranianos até o momento. A devolução de fundos que estão sob controle americano ocorrerá apenas sob a condição de que o montante seja utilizado para adquirir produtos dos Estados Unidos, como milho, trigo e soja. A retomada do tráfego no estreito é uma exigência central para o fim do conflito, visto que a via por onde passa 20% do petróleo global está bloqueada pelo Irã desde o dia 28 de fevereiro.

Para organizar o futuro da navegação no local, representantes do Irã e de Omã realizaram uma reunião na terça-feira e concordaram em criar um órgão diplomático em conjunto. Os 2 países divulgaram um comunicado confirmando o compromisso de garantir a passagem segura de embarcações respeitando o direito internacional e preservando a soberania sobre as águas territoriais da região.

Share this content:

Publicar comentário