Início » Prefeitura de Manaus envia à CMM nova regulamentação sobre táxis e mototáxis
Destaque Manaus

Prefeitura de Manaus envia à CMM nova regulamentação sobre táxis e mototáxis

O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) e o vice-prefeito Marcos Rotta (sem partido) assinaram um projeto de lei com uma nova regulamentação para os taxistas e mototaxistas em Manaus. O novo texto foi encaminhado para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) para ser votado.

Segundo o prefeito David Almeida, o novo texto visa aumentar o número de permissões para táxis e mototáxis, beneficiando cerca de 40 mil trabalhadores. “Com isso, esperamos proporcionar melhorias para essa classe e impulsionar a economia em nossa cidade!”, disse o prefeito em uma rede social.

Segundo o presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos e Taxistas de Manaus (Sintax-AM), Márcio Fleury, o texto já vinha sendo construído desde o ano passado.

“Primeiro tivemos que mudar a Loman, a Lei Orgânica do Município. Lá tivemos que mudar a razão aritmética de Manaus, de um táxi para quinhentas pessoas, e que agora passou de uma para 225, tanto o táxi como a moto. Além disso, conseguimos mudar o termo para os taxistas, que se chamava permissão e agora vai para autorização. Permissão se trata de um processo licitatório. Nosso trabalho é um processo seletivo, por isso foi preciso a mudança”, explicou Fleury.

Motos
Segundo o presidente do Sindicato dos Profissionais Mototaxistas de Manaus (Sindmoto), Rodinei Ramos, o novo texto foi debatido com as categorias, com o objetivo de trazer qualidade do serviço para a sociedade.

“O índice de acidentes hoje está alto, porque tem muitas pessoas que não estão qualificadas para transportar passageiros. Existe um curso para mototaxistas e o motorista de aplicativo em moto não faz esse curso. Essa legislação municipal impõe mais critérios nesse modal para o bem da sociedade”, explicou o presidente do Sindmoto.