Início » Copel adota soluções da Privacy Tools para adequação à LGPD
Notícias Corporativas

Copel adota soluções da Privacy Tools para adequação à LGPD

Distribuidora de energia no Paraná adotou Privacy Tools para dar maior controle dos dados à DPO e também maior transparência aos clientes.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel), adotou as soluções da Privacy Tools para conferir mais segurança e confiança aos seus titulares de dados.

A Copel é um dos maiores grupos integrados de energia elétrica do Brasil. A empresa administra mais de 200 mil km de redes de distribuição e atende a mais de 5 milhões de clientes no Paraná. Prestar atendimento de qualidade a um público tão amplo pode ser um desafio. Daí a escolha pela startup gaúcha que oferece um sistema completo para auxiliar o DPO e se adequar à LGPD.

“A plataforma Privacy Tools contribuiu para a implantação do programa de governança em privacidade na Copel, de acordo com os requisitos previstos no artigo 50 da atual legislação. A solução permite a gestão de atividades e boas práticas de privacidade e proteção de dados de forma integrada e centralizada numa única ferramenta”, explica Lilian Andrade, DPO da Copel.

A partir da implantação, todos os cidadãos – ou seja, clientes ou pessoas que possuem dados tratados pela Copel – podem exercer seus direitos através do Portal da Privacidade, solução oferecida pela Privacy Tools. O objetivo da empresa de energia é promover mais transparência com segurança quanto aos direitos dos titulares de dados.

Para a DPO da companhia, esse é um dos aspectos mais relevantes do projeto: “Podemos destacar especialmente a disponibilização do Portal de Privacidade no website da Copel, local em que os titulares de dados podem fazer uma requisição em formulário integrado na ferramenta”.

Além disso, a Copel conta ainda com o Data Discovery integrado ao atendimento dos titulares de dados. Conforme Lilian, a agilidade junto ao consumidor é de fundamental importância para a companhia. “A ferramenta Data Discovery permite a localização dos dados pessoais de forma integrada aos sistemas da Copel, permitindo a resposta célere ao titular”, explica.

O projeto de implantação da Privacy Tools na Copel foi realizado pela parceira CmTech.